sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Dakar40 - Etapa 6 e descanso!

Olá pessoal!

As dunas do Peru foram fatais pra muita gente.
29 dos 142 pilotos já abandonaram.
A etapa 2 levou 11, entre eles Adrien Metge e sua Sherco, seu irmão Michael, ou Mickaël, terminou em 4º aquela etapa e continua segurando sua Honda, agora na 13ª posição.
A etapa 4 derrubou - sem derrubar... -  Sam Sunderland, o nº1 da KTM. O piloto de fato não foi eliminado por um tombo, pois o buraco que pegou não chegou a derrubá-lo da moto, mas o impacto foi suficiente para causar uma lesão na região lombar e deixá-lo fora de combate.
Enfim, 17 KTMs, 6 Yamahas, 2 Sherco e Honda, Kawasaki, Husqwarna e Hero, uma de cada, foram pra casa mais cedo até agora.
Dos 110 que continuam no rally, 45 seguem sem nenhuma penalização, 8 acumulam 1min possivelmente por algum atraso ou excesso de velocidade. Entre os 10 primeiros Walkner, De Soultrait e Svitko são os penalizados. Metge, o mais velho, foi penalizado em 1h por perder um WP na etapa 3 o que empurrou sua Honda da 10ª para a 24ª posição na geral, mas já esteve pior, pois na etapa 3 ele terminou em 31º! Cristian Muñoz, piloto oficial da Gas-Gas, também tomou o mesmo corretivo e foi movido de 24º para 47º.

E como falávamos antes, as trocas de posição vão ficando menos frequentes.

Da quinta para a sexta etapa houveram poucas mudanças de posição, ainda mais porque a primeira parte da especial foi cancelada e a especial que era de 313km ficou com apenas 238km.
Quem vai desfrutar mais feliz do dia de descanso em La Paz é o argentino Kevin Benavides, que coloca a Honda na liderança deste Dakar40 ao final desta sexta etapa que foi vencida por Antoine Meo que ganhou uma posição na geral.
Importante comentar que o cancelamento da primeira parte da especial não foi causado por mau tempo e sim por causa do nevoeiro que impedia o voo dos helicópteros. É obvio que por questões de segurança não dá pra colocar a etapa em marcha sem o apoio dos helicópteros.

E para que não digam que somos chatos e só falamos de moto, o que é verdade, apesar de não termos nenhum brasileiro nas motos este ano, temos brasileiros liderando na categoria SxS!
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin

E os 8 Dakar Legend?
Paulo Gonçalves, como todos sabem optou por não competir por causa de uma lesão ainda em recuperação.
Juan Pedrero vem em 15º e é a única Sherco viva na competição e vem recuperando posições etapa a etapa, com chances de terminar entre os 10 este que, segundo declarações dele, deve ser seu último Dakar, pelo memos nas motos. Uma curiosidade: Juan Pedrero trabalha como operador de produção em uma metalúrgica de Madri.
Olivier Pain também segue vivo e imaculado, sem nenhuma penalização, na 41ª posição, exatamente como David Pabiska, que vem 16 posições depois de Pian. Colado em Pabiska vem Jurgen Van Den Goorbergh. O urugayo Laurent Lazard vem na turma do fundão em 61º junto com Patrice Carillon em 74º e Gabor Saghmeister em 99º.
Deixando de fora Paulo Gonçalves, todas as demais lendas continuam escrevendo suas histórias.

E o Africa Race?

Está pertinho do fim.
Terminada a 12ª etapa Ullevalseter está fora por problemas na moto.
Paolo Ceci assume a liderança só 46s à frente de Luis Miguel Oliveira, e "Il Nono" Picco vem fechando o grupo dos Top10.

Seguimos acompanhando!

Nenhum comentário: