domingo, 8 de janeiro de 2017

Dakar 2017 - etapas 5 e 6

Olá pessoal!

Os comentários gerais são de que este ano Marc Coma de fato conseguiu impor sua marca pessoal na organização técnica do Dakar. A competição está bastante técnica, exigindo muito de navegação. Muita gente se perdendo e dando voltas.
Mudanças nos GPSs também colaboram para isso. Até o ano passado, quando um piloto alcançava 800m de um WP o GPS passava a guiá-lo até o local exato do WP. Este ano isso não acontece mais. O GPS apenas sinaliza que o piloto entrou no raio de 800m do WP, mas ele não recebe nenhuma irientação adicional para encontrar o WP. Na África era mais ou menos desta maneira, e a estratégia que alguns usavam era rodar em circulos concêntricos até encontrar o WP.

Durante a quarta etapa, Laia Sanz perguntou ao piloto Joaquin Rodrigues, que pilota uma Hero (Fabricante indiano), sobre um WP e o português lhe informou que ela havia deixado para trás 2 WP. Laia caiu na história, deu meia volta e acabou perdendo um tempo que lhe custou algumas posições na geral.
As penalizações zoaram tudo!
Na classificação geral, entre os 10 primeiros 8 ainda não haviam estado neste primeiro grupo. Apenas De Soultrait e Renet, respectivamente primeiro e segundo na geral haviam estado entre os 10 primeiros.

Na etapa de ontem (5ª) os 10 primeiros foram:
SUNDERLAND (KTM)
P. GONCALVES (HONDA) +00:07:07
A. VAN BEVEREN (YAMAHA) +00:07:29
J. PEDRERO G (SHERCO) +00:09:40
F. CAIMI (HONDA) +00:12:13
G. FARRES GUELL (KTM) +00:15:07
P. QUINTANILLA (HUSQVARNA) +00:18:12
C. ESPANA M (KTM) +00:21:32
JC. SALVATIERRA (KTM) +00:23:44
D. OLIVERAS C (KTM) +00:24:29

Falando em regularidade, apenas Sunderland e Farres Guell vêm estando entre os 10 primeiros desde a primeira etapa.
Imaginem como estava a cabeça de Barreda depois da penalização. E como se não bastasse seu roadbook quebrou 40km depois do início da especial. O espanhol terminou em 22º, 37min atrás de Sunderland, e 4 posições atrás de Metge, seu mochileiro.
Laia fechou em 37º, 11min de Barreda, e "Il Nono" em 101º.
A especial, que estava dividida em dois tramos, foi reduzida e foram computados os tempos apenas do primeiro tramo. A justificativa da organização foi de que as condições meteorológicas estavam muito desfavoráveis. Na etapa 4 a TV espanhola mostrou imagens da câmara de bordo de um piloto enquanto nevava!

Ainda não falamos dos brazucas...
São 3.
Ricardo Martins, que terminou ontem em 31º, correndo com uma Yamaha, Richerd Fliter, que fechou em 56º pilotando uma Honda, e Gregorio Caselani, que abandonou na 4ª etapa.

Alguém quer um culpado pelas penalizações da Honda? Martino Bianco é o nome dele.
Que cagada heim Martino!!!

Com o cancelamento da etapa de hoje a classificação geral é a seguinte:
SUNDERLAND (KTM)
QUINTANILLA (HUSQVARNA) +00:12:00
VAN BEVEREN (YAMAHA) +00:16:07
FARRES GUELL (KTM) +00:20:57
WALKNER (KTM) +00:29:01
DE SOULTRAIT (YAMAHA) +00:36:06
SVITKO (KTM) +00:48:43
RENET (HUSQVARNA) +00:54:45
DUPLESSIS (KTM) +01:04:55
GONCALVES (HONDA) +01:08:21

Barreda ficou em 12º a +01:12:39.

Vamos fazer um exercício e descontar a cagada do Martino? Só o número, sem falar no abalo...
SUNDERLAND (KTM)
QUINTANILLA (HUSQVARNA) +00:12:00
BARREDA BORT (HONDA) +00:12:39
VAN BEVEREN (YAMAHA) +00:16:07
FARRES GUELL (KTM) +00:20:57
CAIMI (HONDA) +00:27:10
WALKNER (KTM) +00:29:01
DE SOULTRAIT (YAMAHA) +00:36:06
SVITKO (KTM) +00:48:43
METGE (HONDA) +00:49:25
BRABEC (HONDA) +00:49:27
RENET (HUSQVARNA) +00:54:45
DUPLESSIS (KTM) +01:04:55
GONCALVES (HONDA) +01:08:21

Seguimos ligados.

Nenhum comentário: