quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - etapas 4 e 5

Olá pessoal!

A etapa de ontem, como já falamos, foi continuação da Marathon iniciada no dia anterior.
A notícia de capa foi que FDP Despres se perdeu na navegação depois do CP8, o que lhe custou pelo menos uns 40min no tempo total da etapa.

O sentimento geral dos pilotos é que esta foi a etapa mais difícil dos últimos anos do Dakar, expressa em frases como "Muito longa, muito difícil... desumana", "Sou montanhista e não tenho problemas com a altitude, mas a moto sofre muito", "Difícil... alguém jogou uma bomba atômica sobre estas montanhas... é incrível", "Terrível... terrível... acredito que tenha sido o dia mais duro da história do Dakar... terrível".
Juntando as etapas 3 e 4 foram 725km de especial.
Barreda caiu 4 vezes e machucou a mão na etapa que foi vencida pelo espanhol Joan Pedrero pilotando uma Sherco.
Para que tenhamos noção de quão técnica e quanta navegação exigiu a quarta etapa, podemos comparar a velocidade média obtida pelo líder em cada etapa, veja:
Etapa 1 - 180km - 127km/h
Etapa 2 - 359km - 97km/h
Etapa 3 - 373km - 99km/h
Etapa 4 - 352km - 64km/h
A etapa de ontem, deixou Joan "Dinamite" Barreda na frente, mas somente com 3min10 de vantagem sobre Marc Coma. Depois deles vinham Chaleco Lopez, Duclos, Pain, FDP Despres e Casteu.

A etapa de hoje teve a segunda parte da especial cancelada.
Porque?
Trabalhadores da indústria de tabaco protestando por salário e benefícios bloquearam a Ruta 38 na altura da localidade de Juan Bautista Alberdi, sobre a ponte do rio Marapa, em Tucumán. Este bloqueio atrasou o deslocamento das equipes de apoio, e por isso a organização achou melhor cancelar a segunda parte da especial que seria a especial mais longa da primeira metade deste Dakar.


Paulo Gonçalves, que começou muito bem a etapa, passando em segundo no primeiro CP, abandonou próximo ao km143 com sua moto em chamas!


FDP Despres teve problemas mecânicos perdendo de novo mais de 40min e ainda por cima foi penalizado em 1h por perder um waypoint. Acho que já era.
Joan Barreda também teve vários problemas de navegação, perdendo muito tempo para recuperar um waypoint, e problemas também com a admissão de combustível, acabando por ceder mais de 40min, terminando a etapa em 17º, logo à frente de FDP Despres.
Chaleco Lopez ficou em 27º, Duclos em 11º e Pain em 20º.
A etapa foi vencida por Marc Coma, seguido de Viladoms, seu mochileiro.
Muita gente vem falando que Coma está "administrando" o ritmo, e que tem a vantagem de poder contar com a proximidade de seu mochileiro.
De fato ele é o único dos top10 que ainda tem o mochileiro na sua sombra. Viladoms fechou a etapa 12:54 atrás de Coma. Se observarmos as etapas anteriores veremos que ele sempre se manteve próximo, mais ou menos 9 posições atrás.
Jean de Azevedo abandonou ontem. Depois de problemas mecânicos ele acabou perdendo alguns waypoints e CPs, o que lhe custou a desclassificação e Dario Souza parece ter abandonado hoje, após ter passado em 7º no PC4. As informações ainda são poucas então é bom conferir amanhã.
No final do dia a classificação geral apresenta Marc Coma na frente, seguido por Joan Barreda (00:41) e Chaleco Lopez (00:53). Casteu aparece em 9º e FDP Despres em 13º.
Se realmente Coma vinha "administrando" agora ficou mais fácil.

Quase que dá pra ir passeando...

Seguimos acompanhando!

Nenhum comentário: