terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Começou o Dakar 2014!

Olá pessoal!


Pois é, já está em curso a edição deste ano do Dakar.
Foi concluída a etapa 3 e o espanhol Joan "Dinamita" Barreda vai liderando.


O Dakar deste ano começou com 174 inscritos, sendo 64 KTM, 43 Yamaha, 32 Honda e o resto de outras marcas, entre elas, Sherco, Gas-Gas e etc.
Acabamos ficando só com 2 Brazucas: Jean de Azevedo e Dario de Souza.
Ike Klaumann sofreu um acidente durante o Atacama Rally, em Novembro no Chile, que lhe causaram problemas na clavícula e quadril e o deixaram de fora do Dakar este ano. Uma pena...

A primeira etapa tradicionalmente não exige grandes esforços por parte dos pilotos. Foram somente 180Km más suficientes para mostrar que a coisa vai ser feia para a KTM e para FDP Despres.
Esta etapa terminou com Joan Barreda na ponta e somente 2 KTM entre as 10 primeiras (Coma e Chaleco Lopez - esses 2 só se quebrarem pra não aparecerem entre os 10!).
Marc Coma comentou na TV espanhola que a KTM criou uma moto do zero para o Dakar2014, sem aproveitar praticamente nada do modelo usado em 2013, e vale ressaltar que é o primeiro ano que a KTM vai competir usando injeção eletrônica.

O bicho começou a pegar mesmo foi na segunda etapa. Largaram 174 e chegaram 145. Os 304Km de especial fizeram o primeiro filtro, mandando pra casa 29 pilotos (17% do total - se seguir assim só terminam 2 ou 3!).
Barreda fechou a etapa na ponta e Casteu em 7. Azevedo fechou em 14 e Dario em 27.

Na etapa de hoje Joan "Dinamita" Barreda continua firme na ponta, fechando a especial com 04:47:03, 04:41 a frente de FDP Despres. Os brazucas ficaram em 14 (Dario) e 17 (Jean).
A classificação geral está assim:
Barreda na ponta, seguido de FDP Despres com diferença de 13:04, e depois vêm Coma (13:56), Duclos (16:38), Chaleco Lopez (18:39), Casteu (22:16), Viladoms (34:33), Pain (36:33), Przygonski (37:54) e Svitko (40:09). Jean e Dario ocupam respectivamente a 16 e 17 posições.
Os comentários são de que Barreda está indo forte demais e que não vai aguentar este ritmo até o final. Será?

A última vez que a KTM não venceu nenhuma das 3 primeiras etapas do Dakar foi em 1997! Acho que é sinal de que a hegemonia realmente vai cair...

Entre a etapa de hoje e a de amanhã os pilotos ficam em uma área separada das euipes, sem a possibilidade de assistência, o que é conhecido como Marathon. Foi numa situação dessas que FDP Despress trocou o motor com outro competidor no ano passado... lembra?

Ruben Faria está hospitalizado com suspeitas de traumatismo craniano. O piloto português sofreu uma queda forte na metade da etapa e foi transladado a um hospital às pressas. Torcemos para que não tenha sido nada grave e que a recuperação seja rápida.

Eu apostaria em duas coisas para este ano:
1 - a KTM vai ser desbancada;
2 - FDP Despres não vence.

No final do ano passado, durante uma das últimas sessões de treinos, um acidente tirou a vida do americano Kurt Caselli, que seria companheiro de equipe de Marc Coma na KTM. Em seu último post no Twitter (07/11/13 14h22) ele comentava: "day 4 my favorite riding spot. The hills of Palmdale!! Born and raised on these trails."


Essa fatalidade inevitavelmente me faz pensar em diversas coisas.
Primeiro lembro do acidente que tirou o Felipe Zanol do Dakar do ano passado, mas preservou sua vida.
E este pensamento leva a outro, sobre como é tênue e linha que nos prende à vida.
Quantas pessoas passam a vida inteira circulando e desviando das coisas que de fato importam ou que precisam ser feitas sem nunca dar o passo decisivo?
Ride in peace Kurt.

Kurt foi substituído na KTM por Jordi Viladoms, mas no coração e memória dos amigos e fans certamente será insubstituível.


É isso ai. Vamos ficando de olho

Nenhum comentário: