quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dakar 2016 - de las Termas de Río Hondo a San Salvador de Jujuy

Olá pessoal!

Mais etapas canceladas por causa das chuvas.
É o tal "El niño godzila" fazendo estragos também no Dakar.

Para lembrar...
Etapa 1 cancelada -227 km
Etapa 2 encurtada -100 km
Etapa 3 encurtada -114 km

Na etapa de ontem Barreda parece que resolveu mostrar a que veio.
Ele largou 18min depois de Price e soube tirar vantagem dos rastros de quem saiu antes inaugurando o trajeto.
Passou na frente já no WP4 - primeiro cronometrado por causa dos recortes no trajeto - e se manteve com o melhor tempo até o final.
Resultado? Fechou a etapa em primeiro e assumiu a liderança geral também.
Mas... bem depois de encerrada a etapa ele acabou sendo penalizado em 1min por excesso de velocidade, o que fez com que a primeira posição na geral caísse no colo de Svitko

Duclos e Pedrero, pilotos oficiais da Sherco se deram muito bem ontem. Duclos largou en terceiro e teve problemas no início, provavelmente pela falta de referências na pista, pois Price e Faria não serviram de guia, passou em 13º no CP4 e se recuperou fechando em 9º. Joan Pedrero fez a mesma curva. Largou em 9º, passou no CP4 em 19º e recuperou, terminando em 11. Duclos recuperou 43s em relação à etapa anterior, e Pedrero manteve o tempo.
O dia de ontem terminou com a Honda nos 3 primeiros lugares da etapa, e com Svitko segurando uma KTM em 1º na geral.

Esta terceira etapa exigiu muito pouco de navegação. Havia trechos de placas com setas indicando a direção. Com exceção de um atoleiro bárbaro perto do km183, o trecho foi basicamente de estradas bem marcadas.

A etapa de hoje, um "home run" de Jujuy a Jujuy, foi a primeira perna de uma Marathon na qual as motos permanecerão trancadas numa área restrita, sem que os pilotos ou equipes possam fazer qualquer manutenção, ou seja, amanhã as motos irão largar exatamente do mesmo jeito que chegaram hoje.

I thought I read they got 30 minutes to service their bikes before they hand them over to the org. I suppose a wheel swap and oil change will be done.

O argentino Benavides abriu pista seguido por Paulo Gonçalves. Barreda largou em 5º logo depois de Svitko. Esta posição é bastante favorável para Barreda, pois o espanhol largou 12min depois do líder. A sua frente tinha Benavides, 2º na geral e um excelente ponto de referência, Paulo Gonçalves, 4º na geral e companheiro de equipe de Barreda, Meo (?), e Svitko, 1º na geral e mais um excelente ponto de referência, ou seja, Barreda tinha pelo menos 4 boas referências à sua frente, bastando segui-los e encurtar a distância para ganhar tempo e melhorar sua classificação geral.
E assim foi.
No WP1 já tinha o segundo melhor tempo. Passou no segundo WP junto com Svitko, já com o melhor tempo da etapa. Passou 8min depois de Paulo Gonçalves no WP3 e reduziu 14min a diferença de tempo entre seu companheiro. No WP6 Barreda abriu 02:22 sobre Paulo Gonçalves, e de carona todos os demais pilotos.

Terminada a etapa da hoje o resultado foi:
1º Joan Barreda
2º Paulo Gonçalves
3º Rúben Faria
4º Kevin Benavides
5º Toby Price
6º Antoine Meo
7º Michael Metge
8º Farres Guell
9º Ricky Brabec
10º Pablo Quintanilla
As Yamaha de Van Beveren e Helder Rodrigues chegaram em 11º e 15º.
As Sherco de Pedrero e Duclos chegaram em 20º e 22º.
Jean de Azevedo chegou em 35º e Laia Sanz em 52º. Péssimo dia para a espanhola que termonou 2015 em 9º.

A classificação geral ficou assim:
1º BARREDA BORT (ESP) HONDA
2º GONCALVES (PRT) HONDA +00:01:57
3º BENAVIDES (ARG) HONDA +00:04:14
4º SVITKO (SVK) KTM +00:07:19 Penalty 00:01:00
5º FARIA (PRT) HUSQVARNA +00:07:21 Penalty 00:01:00
6º WALKNER (AUT) KTM +00:09:05
7º PRICE (AUS) KTM +00:09:53
8º QUINTANILLA (CHL) HUSQVARNA +00:10:19 Penalty 00:01:00
9º MEO (FRA) KTM +00:12:52
10º DUCLOS (FRA) SHERCO +00:13:08

Ano passado a diferença entre o primeiro e o 10º na final foi de 03:09:09.
Na segunda etapa, a primeira "valendo", a diferença de tempo entre o primeiro e o 10º era de 00:04:30, passou para 00:05:03 ontem e ficou em 00:13:08 hoje. Isso mostra que a medida que a prova avança as coisas vão se consolidando, e normalmente ficam apenas disputas isoladas de posição. Será que este ano vai ser diferente?

Pra ilustrar, Jean de Azevedo tomou um baita tombo na segunda etapa.


Se fosse comigo já dava uns 50 dias de atestado... rsrsrsrs

Seguimos acompanhando!



P.S.
Errou de novo!

Barreda foi penalizado de novo por excesso de velocidade.
A regra é +/- clara.
Se o GPS te dedurar entre 1 e 15kmh acima da velocidade permitida: penalidade de 1 minuto multiplicada pela quantidade "impulsos" mais multa de €100;
Se o GPS te dedurar entre 16 e 40kmh acima da velocidade permitida: penalidade de 2 minutos multiplicada pela quantidade "impulsos" mais multa de €200;
Se o GPS te dedurar a mais de 40kmh acima da velocidade permitida: penalidade de 5 minutos mais multa de €300 pelo primeiro "impulso", 10 minutos mais multa de €500 pelo segundo "impulso", 15 minutos mais multa de €700 pelo terceiro "impulso", 60 minutos mais multa de €1500 pelo quarto "impulso".
Acredito eu que "impulsos" sejam os registros do GPS, gravados a intervalos de 30s, mas se alguém tiver um entendimento mais aprofundado a gente agradece a aula.

Com isso ele perde o primeiro posto na etapa - de novo! - caindo para 4º, e também na geral, - de novo! - caindo para 3º.
Em 2014 ele também foi pemnalizado em 15min na etapa 9 pelo mesmo motivo.
Uma hora ele aprende. É novo ainda...
Mas vamos olhar pelo lado bom?
Amanhã ele sai atrás de Paulo Gonçalves, Rúben Faria e Kevin Benavides, 3 exelentes referências para recuperar tempo.

P.P.S.
Ao constatar o excesso de velocidade o GPS gera um registro, que é o tal impulso, e somente irá gerar outro registro decorridos 150m do primeiro.
Thanks to Daryl and Deadly99 by the class.

P.P.P.S.
O limite de velocidade era 70Kmh e Barreda passou acima de 180Kmh!!!

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