segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Notícias do Dakar 2010

Pessoal, desculpem a ausência, mas férias são férias... até mesmo do blog (rsrsrsrs)

Não dá para começar o ano neste blog sem dar atenção ao Dakar que, como já falei em outro post, tem tudo a ver com as cagivonas.




Vai aqui um resumão do que rolou até agora.
Largaram 150 motos, sendo 6 BMW, 22 Honda, 27 Yamaha, e 78 KTM.
Até o momento, decorridas 3 etapas, estes são os 3 primeiros:
CASTEU (FRA)                      SHERCO
DESPRES (FRA)                    KTM
COMA (ESP)                          KTM
VILADOMS (ESP)                  KTM
LOPEZ CONTARDO (CHL)    APRILIA
FRETIGNE (FRA)                  YAMAHA
PRZYGONSKI (POL)             KTM
GONÇALVES (PRT)              BMW
FARIA (PRT)                         KTM
RODRIGUES (PRT)               YAMAHA

A primeira etapa, que foi de Buenos Aires a Córdoba totalizando 620km, sendo 219 de especial entre as cidades de Rio Cuarto e Rio Tercero (ruta 36), foi vencida pelo francês David Casteau(35), pilotando uma Sherco 450.




Para quem não conhece, da mesma forma que eu não conhecia, Casteau foi segundo em tempo no world champion Rally, segundo no geral do Dakar 2007, quarto no geral do Dakar 2009, campeão do Pharaoh’s rally de 2008, entre outros títulos. E sobre a Sherco... as especificações de série da moto incluem motor monocilindrico 4 tempos SOHC 4 valvulas, refrigerado a água, com injeção eletrônica da Magneti Marelli, suspensão dianteira Cerani de 295mm e traseira Sachs de 320mm, freios AJP, e a potência não foi divulgada (???). Estas são as especificações de fábrica, mas o modelo usado por Casteau foi desenvolvido especialmente para o Dakar pelo fabricante em parceria com a equipe do piloto.

A segunda etapa, de Córdoba a La Rioja, foi de 687km, sendo 355 de especial entre Villa Carlos Paz e Serrezuela, foi vencida por outro francês, David Frétigné(39), pilotando um Yamaha 450 WRF.

Hoje aconteceu a terceira etapa, que foi de La Rioja até Fiambalá (441km), com 182km de especial entre Santa Rosa e Fiambalá. Foi vencida pelo francês já famoso e consagrado Ciryl Depres(35), pilotando uma KTM 690, que sofre com algumas restrições impostas pelo regulamento para dar mais competitividade às 450cc.

E os brasileiros... o estreante Tiago Fantozzi (29) é o melhor clasificado, em 18º no geral, correndo de Honda CRF450, depois vem Rodolpho Mattheis(27) em 37º com uma KTM EXC 450. Os demais... Carlos Ambrósio (Honda CRF450) completou a terceira etapa em 49º, mas Bernardo Bonjean (KTM 525EXC) e Vicente Neto (Honda CRF450), não figuram ainda na lista de classificação desta etapa, que até agora conta apenas com 54 nomes.

Para quem quiser brincar um pouco, no site oficial do dakar está disponível um game online chamado Virtual Dakar Rally, no qual é possível correr em tempo real, com o mesmo roadbook, os mesmos trechos de especial, mesma topografia e horários, é só escolher o veículo e partir para a corrida.

Bom, era isso. Vou ficar acompanhando e posto aqui as novidades.

Nenhum comentário: