sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Etapas 6 e 7: Antofagasta - Iquique - Antofagasta




O trecho cronometrado da sexta etapa foi de 418km, e o primeiro a largar, às 08h15, foi "Chaleco" Lopez, que se perdeu 23km depois, e pior... na onda dele foram Frétigné, Duclos, Goncalves, Faria e ainda Ullevalsete. Raposa velha é raposa velha... o único do primeiro pelotão a não entrar na brincadeira de "siga o lider" foi Despres. Até Marc Coma caiu nessa!
Como resultado, Despres cruzou o CP1 1’44 na frente de Olivier Pain (Yamha), 3’11 a frente de Helder Rodrigues (Yamaha), e 2’14 a frente de Ivan Jakes (KTM).
Já no km117 da especial, antes ainda do CP2 Marc Coma já vinha em segundo, apenas 54" atrás de Despres, e o terceiro era Olivier Pain (Yamaha) 2’05 atrás do líder.
Isso já sinalizava que nesta etapa Coma estava decidido a recuperar tempo, e 36km depois ele já liderava, invertendo a diferença sobre Despres e esticando para 3'33" a defernça para Olivier Pain.
Ao passar pelo CP2 a diferença de Coma para Despres sobe para 3'21", e o terceiro posto passa a ser ocupado pelo português Helder Rodrigues (Yamaha) 5’30 mais atrás.
E o ritmo em que vinha andando Marc Coma não diminui. Na passagem pelo CP3 a diferença para Despres já estava em 4’34, e 5’34 sobre Helder Rodrigues, que no CP4 ultrapassa Despres e abre 37", mas ainda 6'28" atrás de Coma.
E a etapa terminou com Coma fazendo 04:46:59, 10'34" à frente de Despres, 10'38" a frente de Helder Rodrigues, e 15'12" a frente de "Chaleco" Lopez.
Isso fez com que Coma subisse de 8º para 4º na classificação geral, ainda mais de 1h atrás de Despres o líder, mas... o Dakar ainda pode reservar muitas surpresas.
Dos brasileiros, Mattheis terminou a etapa em 32º, Ambrósio em 43º, e Vicente Neto em 83º. Infelizmente Fantozzi que vinha bem abandonou por problemas mecânicos na moto próximo ao kilômetro 252 da especial.
Junto com Fantozzi, o Dakar terminou para outros 6 pilotos nesta etapa, entre eles Luca Manca, o italiano que vinha em 9º no geral e prestou auxílio a Marc Coma na quinta etapa, quando este que teve o pneu traseiro estourado. Luca Manca sofreu um sério acidente e foi removido para o hospital em Santiago. Segundo os boletins médicos o estado do piloto é grave mas estável. Ele sofreu edema cerebral, uma fratura nasal e uma contusão pulmonar após a queda.
Esperamos que se recupere e retorne no próximo ano.
A etapa de hoje, como de costume, foi aberta pelo piloto vencedor da etapa anterior, Marc Coma, que iniciou o especial de 600km às 07h10, seguido por Despres 2min depois.
Mas... surpresa! No primeiro CP o líder era Pal Anders Ullevalseter (KTM), seguido de Chaleco Lopez e Helder Rodrigues.
E na passagem pelo CP2 Ullevalseter continuava na frente, mas agora seguido por David Frétigné e Olivier Pains.
Mas e Coma e Despres? O que houve?
A etapa de hoje teve um trecho no qual a cronometragem foi interrompida e os pilotos seguiram por asfalto por 55km a partir do km 177, isso porque este trecho atravessa uma área de reserva natural protegida.
No CP4, que localizava-se logo depois da interrupção de cronometragem quem passou liderando foi Fretige, levando 3min sobre o polonês Jakub Przygonski, e Ullevalseter, e no CP5 Chaleco Lopez volta para a ponta, levando quase 3min sobre Fretige, e Ullevalseter. Uma verdadeira "dança das cadeiras"!
Coma e Despres? Apareceram! Em 4º e 5º respectivamente, mas na passagem pelo CP6 Coma já vinha em segundo, cerca de 30 segundos atrás de Fretige, qua passou a liderar, e também uns 30 segundos à frente de Chaleco Lopez. Ullevalseter passa em 4º e Despres continuava em 5º.
O final estava perto, e no CP7, último da etapa antes da linha de chagada, Coma passa em primeiro com, vejam só, Despres em segundo, e COLADO a apenas 10".
E a etapa termina com Despres em primeiro, Coma em segundo, passando 29" depois, e Fretige, 5' depois, em terceiro.
O que aconteceu com Coma e Despres no início da etapa? É possível que tenha havido um revés do dia de ontem, quando somente os dois estavam no caminho certo, e talvez hoje eles é que tenham perdido o rumo. Não sei, mas tão logo saiba eu posto por aqui.

Deixo algumas fotos retiradas do terra.webventure.com.br (recomendo) e até o próximo!




















Nenhum comentário: