quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Na estrada - dias 3 & 4

Então... depois daquele almoço seguimos pela estrada Real rumo à São Lourenço, passando por Cunha, Guaratinguetá e Itajubá.
O trecho da Estrada Real entre Paraty e Cunha tem pouco mais de 40Km, sai do nível do mar e alcança 1550m de altitude, e eu dividiria em 3 etapas.

A primeira etapa, de cerca de 17Km, que inclui o restaurante onde almoçamos, pavimentada com um asfalto bastante precário, vai serpenteando o pé da serra até alcançar uns 400m de altitude.
A terceira etapa vai da divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, ponto máximo de altitude, e o asfalto vai serpenteando em uma descida leve de uns 14Km até a pequena cidade de Cunha, num festival de lindas paisagens, repletas de vales verdes, pontilhados por cachoeiras, fazendas e sítios muito bonitos.
Quem já fez as contas percebeu que o trecho intermediário é de cerca de 9Km, e também percebeu que sai de 400m e chega a 1550m. Então, sobe-se 1150m em 9Km... isso mesmo! E a experiência pode ser resumida em 3 palavras: lama, pedras e nevoeiro. E todas podem ser precedidas do substantivo MUITO! E fiquem à vontade para usar o "muito".

Houve momentos em que avaliamos seriamente a possibilidade de desistir, voltar à Paraty e procurar outra alternativa. Mais por teimosia do que por juízo, resolvemos seguir adiante. Ok, Ok, foi uma decisão meio "unilateral", porque pela Carla já estaríamos no rumo do retorno à tempos!Logo que o asfalto acabou encontramos o Sr. Antonio, acompanhado do filho Guilherme. Os dois seguiam à pé, e nos motivaram a seguir em frente. O Sr. Antonio é um artesão da região que trabalha com mosaico bizantino.

Seguimos, e logo à frente paramos frente a um atoleiro medonho! Este foi o momento de maior dúvida, pois se seguíssemos adiante ficaria muito difícil retornar. Um atoleiro daqueles na descida, bastaria beliscar o freio dianteiro para tomar um tombo. Fomos alcançados pelo Sr. Antonio e o filho (lembrem que eles estavam à pé), que novamente nos motivaram e foram na frente mostrando o melhor caminho no meio da lama. Passamos. Ufa! Nos despedimos (novamente) do Sr. Antonio e seguimos.

Mas logo adiante paramos de novo. Uma subida íngreme cheia de grandes pedras. Mais uma vez fomos alcançados e motivados pelo Sr. Antonio. Na subida, por várias vezes eu sentia a roda da frente no ar. Nestes momentos é muito fácil perder o controle e passar do limite no acelerador, e o resultado seria a moto empinar e virar. Por sorte nada disso aconteceu. Em determinado momento, depois de outra subida íngreme de uns 20m com lama e pedras, parei. Desliguei a moto e sentei numa pedra. Exausto.

Nestes trechos difíceis (maioria) a Carla vinha andando. Sentei para descansar e esperá-la. Logo ela chegou e sentou também. Cansada. Ficamos ali, os dois ofegantes e em silêncio. Neste momento, mais uma vez, constatei que a Carla tem o que se chama de "santo forte". De repente ouve-se o inconfundível som do motor de um fusca. "Tá subindo ou descendo", perguntei. Logo percebemos que estava subindo. Ele parou e eu perguntei se ele poderia dar uma carona à Carla. Sorrindo como quem diz "mais um que se meteu onde não deve", e com uma gentileza autêntica, levou a Carla até o final da subida, limite dos estados, onde o asfalto começava novamente. O motorista chama-se Carlinhos, e tem no transporte entre Paraty e Cunha seu ganha-pão. Faz o trecho quase todos os dias levando e trazendo gente. Pessoalmente cuida da conservação da estrada, estourando pedras e fazendo pontes. Nesta viagem ele levava a D. Tereza e o filho para uma consulta no hospital de Cunha.
Incrível como gente boa cruza o nosso caminho.

Como falei, o trecho de asfalto até Cunha é muito bonito.

Com paisagens de tirar o fôlego.
De Cunha seguimos para São Lourenço, onde chagamos perto das 23h, depois de pegar uma chuva bastante forte entre Maria da Fé e Carmo de Minas.
Neste estado, cobertos de lama e bastante molhados, chegamos ao Grand Ville Hotel.

Hall branco, alvíssimo, de mármore, e nós dois pingando lama. A camareira usando um uniforme mais alvo ainda insistia em carregar os alforges que, é claro, pingavam lama também. Se eu tivesse deixado seria maldade.

Em São Lourenço visitamos uma amiga da Carla, conhecemos o Parque das Águas, e almoçamos fiado no restaurante Ancestral. Isso mesmo, FIADO. O chef, Sr. Fábio, estava com problemas para receber o pagamento em cartão e disse "vocês almocem e paguem depois". Almoçamos um escondidinho e um medalhão, bebemos um frisante italiano. Delícia.


Bom, já escrevi demais por hoje.
Vamos jantar e aproveitar para pagar o almoço.

Até o próximo.

5 comentários:

Bruch disse...

Depois dizem que alemón é teimoso. Não conhecem gaúcho de Pelotas. A Uruguaia que era a mais sensata teve de ir a pé.

Mesmo assim, se a Carla fosse dirigir a moto, não alcançaria o chão. Se fosse empurrar, ia ficar com o assento pelo pescoço.

Não desistam, estou com inveja e ansioso pelas histórias.

PAESIR disse...

Pierre e Carla é isto ai. Desvravem o Brasil,
seja com lama ou asfalto e vão nos informando.
Pois, a moto Pierre parece que sobe até em coqueiro (ha,ha,ha....)
Abraços do Paulo e Sirlei

Aguardem ... disse...

FIADO longe de casa? Não é pra qualquer um!

Adorei o encontro com a Lucotinha!

Gente boa, atrai gente boa, Pierre! Fiquei feliz pela carona que a Carla ganhou do Sr.Carlinhos.

bjks

Márcio disse...

TODA ESTA LAMA DEU ÁGUA NA BOCA DO SHREK. ACHO QUE SERIA UM BOM DESAFIO. A GALERA DE CASA ACOMPANHA A AVENTURA.
UM BJÃO.

MÁRCIO

Adriana Vilela disse...

Que delícia está viajar com vocês, rss!!!
Que aventura e sua narrativa é um show!!!
Momentos tensos e lúdicos, momentos de adrenalina e contemplação, sou de Minas e não conheço esta região, mas já estou com vontade de conhecer!!!!
Se vierem para BH, fala para a Carla para me mandar um e-mail(adrianavilela@gmail.com)!!!
Vamos no Mercado Central daqui que tem MOOOIIITA coisa boa e queijos maravilhosos, hehehe!
venha vamos tomar um cafezim com delicioso pãozim de queijo quentim!!!!!

Abraços e Boa viagem!!! Posta de novo LOGOOOOOOOOOO, já estou louca para ler seu próximo post!!!!
Beijos na Carla!!!!