sexta-feira, 25 de março de 2011

Transalp - Mais uma BigTrail na estrada

Depois da chegada ao Brasil da Ténéré 1200, é a vez da Honda colocar mais uma carta na mesa.
Honda XL700V Transalp
Esta moto, já é bem conhecida no mercado europeu, onde roda desde 1986.
Diz a lenda que em 1976 um grupo de 6 motociclistas, rodaram os cerca de 3500km que separam Graz (Áustria) de Monaco, e que a Honda, inspirada neste feito, passou a organizar anualmente este passeio batizado de Transalp, e que seria ele justamente o inspirador para o desenvolvimento do modelo, a XL 600V Transalp
Quem se interessar mais pela história desta moto recomendo este site, que tem até um comparativo com a Cagiva 750.


No brasil ela chega para disputar mercado com a V-Strom, G650, XT-660 e outras. A versão completa deve beirar os R$35.000,00, que comparado com estas outras é o mais alto.
O Motor é um V2 52° SOHC de oito válvulas, com injeção eletrônica PGM-FI e refrigeração líquida, oferece potência máxima de 60cv, e pesa 205kg. Só para registrar é amesma potência das nossas Elefante 750 de 20 anos atrás, que já eram 15kg mais "magras"!
 Em resumo... para os adeptos (como eu) das BigTrail é mais uma opção no mercado, mas já fica registrado, a quem interessar possa, que não troco pela minha E900 (de jeito nenhum!!!).

Quero aproveitar para registrar e recomendar o blog do Benazzi, mais um cagiveiro fanático e, como todos os demais, gente-fina e de bom gosto.

Até o próximo!

2 comentários:

Anônimo disse...

tenho um trabalho de fisica pra fazer e é sobre big trails e nao sei sua historia o q eu faço??

Cagiva Elefant 900 disse...

Olá amigo anônimo (rsrsrs)!

Na minha humilde concepção, Big Trail é moto criada para cobrir grandes distâncias em off-road.
Quase toda a tecnologia e conceito das motos de ponta que os fabricantes colocam no mercado são fruto de experiência em competição (quem não tem competência para isso copia), e as nossas amadas Big Trails tiveram sua "gestação" e quality assurance nas competições de rally.
O Dakar é o exemplo clássico.
Basta acompanhar a história desta competição que você vai confirmar o que estou dizendo.
Dê uma olhada no site do Dakar, da Fédération Internationale de Motocyclisme, tem bastante coisa na internet, e alguns livros também.

Agora... explica ai pra gente... física e big trails... onde isso vai dar?
Fiquei curioso com seu trabalho.

Boa sorte!