Começou!
Terminou a pouco a primeira etapa do DKR40.
Esta primeira etapa foi de somente 31km cronometrados em dunas a pouco mais de 10km do litoral peruano.
A largada desta primeira etapa sempre é feita de trás pre frente, ou seja, seguindo a numeração de cada piloto, largam aqueles com os números mais altos. O francês Bruno Scheurer com o número 167 abre pista às 12:31:30, hora local, e o campeão do ano passado Sam Sunderland, larga às 14:05:30.
Esta especial curtinha serve para aquecer e para estabelecer a ordem de largada para etapa de amanhã.
Mesmo assim, vários pilotos já enfrentaram problemas e perderam muito tempo. Bruno Scheurer até que se saiu bem, levando 39min32 para fechar a especial
E terminou assim:
1 SAM SUNDERLAND - KTM
2 ADRIEN VAN BEVEREN - YAMAHA
3 PABLO QUINTANILLA - HUSQVARNA
4 JOAN BARREDA BORT - HONDA
5 XAVIER DE SOULTRAIT - YAMAHA
6 MATTHIAS WALKNER - KTM
7 FRANCO CAIMI - YAMAHA
8 DANIEL NOSIGLIA JAGER - KTM
9 ANTOINE MEO - KTM
10 KEVIN BENAVIDES - HONDA
É normal estas 10 primeiras posições se alternarem bastante no início da competição, e este ano Marc Coma preparou 7 etapas só de dunas sendo 5 delas no Peru. Espera-se que a capacidade de navegação seja testada ao extremo!
Tivemos uma baixa já nesta primeira etapa. O português Joaquim Rodrigues chegou forte demais com sua Hero numa duna e apagou na aterrissagem. Foi removido de helicóptero já desperto mas ainda não temos muitas notícias sobre o estado do piloto.
Estamos só começando, mas já começam as especulações para o próximo ano...
Todo mundo já sabe que a Peugeot fecha este ano sua participação com equipe oficial. Será que a mala do FDP Despres volta pras motos?
Andam dizendo por ai que, a exemplo do que aconteceu eu 1992, parece que o dakar vai cruzar o equador. Andam dizendo que a largada vai ser no Chile, passa por Argentina, Bolivia, Peru e vai terminar no Equador. Será?
E a gente sempre acha novidades.
Eis que aparecem 2 espanhóis pilotando uma moto da marca "Alfer". Alguém conhece?
Procurei pra caramba, mas só consegui descobrir que a marca é espanhola e usa motor KTM. Vamos ver até onde ela vai... Mas ao ver absolutos desconhecidos como estes figurando na lista de participantes deste que é sem dúvida o maior evento de rally do mundo, me pergunto porque fabricantes como Ducati e Triumph seguem simplesmente ignorando este evento, e também porque outros fabricantes até consagrados no Dakar também não investem em equipes oficiais. Temos 2 Kawasaki e 1 Suzuki e tenho certeza de que os pilotos contam com nada ou quase nada de appoio dos fabricantes. A BMW já ganhou 6 vezes o Dakar e este ano não tem nenhuma moto competindo. É triste ver uma competição deste porte se resumir a poucas marcas.
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