Esta vai ser a edição comemorativa dos 40 anos de dakar! E 10ª americana.
É a mais longa e mais dura prova de rally do mundo.
Até 2008 a prova acontecia entre a Europa e a África, com a maior parte das edições terminando nas praias da capital do Senegal, Dakar, após a passagem pelo deserto do Saara.
Em 2009 o Dakar passou para a América do Sul.
Alguns vídeos do túnel do tempo...
Também é de 1992 aquela imagem de uma Cagiva atolada até a metade.
Naquele ano pela primeira vez o Dakar cruzou o equador e levou os pilotos ao sul do continente africano, com a linha de chegada situada em Cape Town, África do Sul. Na Namíbia, a corrida foi bloqueada por uma enchente repentina de um rio. O primeiro a chegar ao local foi Peterhansel que quase não conseguiu sair. O americano Danny Laporte foi quem protagonizou a cena da Cagiva atolada, e teve que ser puxado do rio por um helicóptero.
E o que tem de novo este ano?
Nas equipes de ponta não há muitas mudanças.
Algumas curiosidades...
Quem andou dando uma olhada na lista dos 142 pilotos deve ter notado que alguns deles têm um "distintivo" no canto superior direito da foto.
O azul é de Rookie, que significa novato ou estreante. Temos 42 deles este ano.
O amarelo é de Legend. Quando um piloto acumula mais de 10 participações a organização concede esta honraria eo piloto recebe um premio na rampa de largada. São 8 as lendas dakarianas participando na categoria motos este ano:
O português Paulo Gonçalves, que próximo dos 39 anos vai largar seu 12º dakar. Iniciou em 2006 de Honda, exceto os anos de 2010 e 2011 quando foi de BMW, e 2012 e 2013 de Husqvarna, todos os demais foram de Honda, inclusive em 2014 ele protagonizou a cena impressionante da Honda incendiando em pleno deserto. Nestes 11 dakares foram 4 abandonos, vitória em 3 etapas e sua melhor posição final foi segundo em 2015.
O espanhol Juan Pedrero Garcia, que perto dos 38 anos já participou 9, iniciou de KTM em 2009, trocou pra Sherco em 2014, um teste com a Yamaha no ano seguinte, e voltou pra Sherco, com a qual vai tentar melhorar o 5º lugar que conquistou em 2011 e 2013.
O francês Olivier Pain, 36 anos, também acumula 10 dakares de experiência. Iniciou em 2006 pilotando uma Yamaha, masca a que se manteve fiel até 2016, quando optou por uma KTM. Havia decidido parar e focou de fora em 2017, mas volta de KTM este ano e agora na modalidade Marathon, sem a possibilidade de trocar os principais componentes da moto, tais como motor, amortecedores, chassis, etc. Tem apenas 2 abandonos na carreira, liderou a competição durante 4 dias em 2013, quando terminou em 6º, e sua melhor classificação final foi 3º em 2014.
David Pabiska, 34, é tcheco e vem para seu 11º dakar pilotando uma KTM, também na categoria marathon. Já terminou em 12º em 2012 mas na categoria caminhões. Confesso é que uma lenda meio desconhecida pra mim...
Jurgen Van Den Goorbergh, holandês de 48 anos, também vem para seu 10º dakar pilotando uma KTM. Desde 2009 já competiu de carro e de caminhão, e foi vencedor em 2016 na categoria malle-moto, na qual você compete absolutamente sozinho, sem mecânico, sem equipe, sem ninguém mais!
O uruguaio Laurent Lazard, 39, vem para seu 12º dakar também pilotando uma KTM. Nunca foi muito bem, sua melhor colocação foi 32º, mas só tem 2 abandonos. Fraturou uma costela no ano passado e não vem em sua melhor condição física então, o objetivo é terminar.
Patrice Carillon, francês de 53 anos, também vem para seu 12º dakar e só com 2 abandonos. O mais velho das Legendas correu seu primeiro dakar em 2003 e também vem de KTM este ano.
E para fechar o time, o sérvio Gabor Saghmeister de 46 anos larga seu 10º dakar também em uma KTM.
Então é isso.
Começa amanhã!
Vamos acompanhar?
PS.
Paulo Gonçalves está fora!😯
O português sofreu uma lesão no ombro em treinos ainda em Portugal.
Chegou até a realizar os treinos oficiais dias antes do 40º Dakar, mas as fortes dores o deixaram de fora este ano.
Que pena...
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