Olá Pessoal!
Se considerarmos o total de 4578Km cronometrados, ao finalizar a quarta etapa os competidores cumpriram 28% do percurso, e quando você estiver lendo este post a etapa de hoje, de 458Km, já estará em curso, podemos dizer que o primeiro terço do Dakar 2015 já passou.
E "Dinamita" Barreda continua mantendo a Honda na frente!
115 pilotos completaram a quarta etapa, e isso quer dizer que estes primeiros 28% do Dakar já derrubaram 28%dos pilotos. Se continuar assim não vai ter pódio (rsrsrsrs).
Uma destas baixas foi o falecimento do piloto polonês Michal Hernik que pilotava uma KTM com o número 82. O piloto foi encontrado já sem vida no km206 da etapa cronometrada, sem nenhuma lesão externa ou evidência de acidente. Ainda não foi divulgada oficialmente a causa da morte mas as probabilidades apontam para algo relacionado com desidratação.
As condições nos levam a imaginar uma combinação de fadiga, calor e desidratação, o que pode levar à insolação, que é a falha do nosso organismo em regular a temperatura no calor, com altas taxas de mortalidade quando não é tratada adequadamente ou quando o diagnóstico é tardio. O tratamento da insolação é o resfriamento ativo (imersão em água fria), o mais rápido possível. A taxa de sobrevivência é de 90-95% quando o resfriamento é realizado rapidamente. Entretanto, se for tardio e a temperatura corporal ultrapassar 42° C, a mortalidade atinge 80%. A insolação é uma emergência real na qual cada minuto de atraso no tratamento reduz a probabilidade de uma boa evolução.
A organização foi bastante criticada pelos riscos desta etapa.
A etapa entre San juan e Chilecito teve um primeiro enlace de 258Km, um segundo de 548Km e uma especial de 284Km que contornou a noroeste o parque Talampaya. A largada da especial foi nas cercanias da cidade de San Jose Jachal, que se liga à Chilecito pela ruta 40, a mesma que vai passar por Bariloche e chear a Rio Gallegos no extremo sul da Argentina. Nesta duas cidades as máximas históricas ficam em torno dos 35° mas os pilotos reportaram marcas de 50° durante a especial.
Quem lembra do ano passado?
A quarta etapa também foi entre San Juan e Chilecito e foi nela que a Honda de Paulo Gonçalves incendiou. Os pilotos classificaram aquela etapa de terrível e desumana. Acho que os adjetivos podem servir para 2015 também.
Particularmente, acredito que dispomos de tecnologia suficiente pára permitir à organização um acompanhamento mais adequado dos competidores e uma resposta mais rápida e eficiente nos casos de acidente.
O Dakar já contabiliza mais de 50 mortes em sua história.
Lamentamos.
Após esta quarta etapa temos 6 KTM, 3 Honda e uma Sherco nas 10 primeiras posições.
Laia Sanz conquistou a 12ª posição na classificação geral após terminar a etapa em 8°.
Paulo Gonçalves, apesar de terminar a etapa em 12° mantém a 3ª posição na classificação geral ainda à frente de Ruben Faria e 12min atrás de Marc Coma.
David Casteu foi o 16° na etapa e está em 13° na geral.
E Jean de Azevedo passou o WPA em 27° e está em 29° na geral.
O Jean, não deu pra arranjar outro número não (rsrsrsrs)?
Seguimos acompanhando.
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