Coma é penta!
Agora o piloto da Cataluña junta-se à seleta lista dos que ao final da aventura fizeram este mesmo sinal com a mão, são eles:
Stephane Peterhansel - o "monsieur Dakar" - que venceu não 5 mas 6 vezes, em 91, 92, 93, 95, 97 e 98, sempre pilotando a Yamaha YZE850T
Ciryl Neveu - venceu em 79 e 80 pilotando uma Yamaha XT500, em 82 com uma Honda XL500 e em 86 e 87 com a NXL750V.
FDP Cyril Despres - venceu em 2005, 07, 10, 12 e 13 sempre com a KTM.
E a KTM acumula agora 14 vitórias na competição e nenhum outro fabricante tem esta marca. A Mitsubishi tem 12 vitórias e a Kamaz tem 11.
Mas a Honda voltou ao pódio com Paulo Gonçalves e, além de várias coincidências, isso é muito relevante.
Vejamos...
- o último pódio da marca foi em 1994 (3 lugar atrás da dobradinha histórica das Cagivas de Edi Orioli e Jordi Arcarons).
- único ano em que a largada e chegada foram em Paris.
- o piloto era o francês Fabrizio Meoni, protagonista daquela história com David Casteu.
- Meoni também foi o primeiro piloto a levar a KTM à vitória em 2001.
- 1994 também foi o primeiro ano em que a KTM "arranhou" o pódio, com Angelo Cavandoli "Il Centauro", falecido no mesmo ano durante o Rally da Tunísia.
Além disso este ano 10 Hondas terminaram a competição, quantidade só superada pela KTM.
Sinceramente... não fossem os problemas com Barreda, acho que este ano o reinado teria terminado. Vamos ter que esperar mais um ano prara ver...
Penso que o que marcou o Dakar deste ano foi a travessia do salar.
Historicamente a dança das cadeiras nas 10 primeiras posições começa mais agitada e vai se acalmando, com mudanças acontecendo por abandono ou penalização, mas nesta etapa foi diferente. Vejam abaixo:
Jean de Azevedo, o único brazuca este ano, terminou em 22º e Laia Sanz em 8º. Vou repetir uma frase do post de fechamento do Dakar 2013: Nunca uma mulher terminou o Dakar em uma posição tão boa quanto esta!
Em 2016 Coma vai ter a chance de igualar a marca de Peterhansel mas quem sabe Barreda com a Honda ou Olivier Pain com a Yamaha surpreendem nesta festa...
Vamos aguardar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário