quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Olá pessoal!

O Dakar terminou. Vamos deixar ele pra lá e falar de Cagiva?

As Elefantes, como a maioria das motos, usam uma peça chamada CDI no subsistema de ignição.
Perai... Perai... Perai...
Que diabos é isso?

Bom, o CDI é um dispositivo que substituiu o antigo "platinado". A sigla é abreviatura da expressão Capacitor Discharge Ignition, ou seja, ignição por descarga de capacitor.
Na adolescência eu tive uma Honda Turuna, que usava platinado acionado pelo eixo do cabeçote. Funcionava assim: a ponta do eixo erra excêntrica, e à medida que ia girando fazia os contatos do platinado abrir e fechar; estes pulsos gerados eram enviados para a bobina e de lá para a vela; o sincronismo disso tudo fazia com que a explosão acontecesse no tempo certo, e se não estivesse bem sincronizado a moto ficava "fora de ponto", e tudo isso era basicamente mecânico, pois o platinado nada mais era do que uma mola que quando acionada aterrava na carcaça a alimentação da bobina.

Já no início da década de 80 surgiram no mercado as primeiras motos com ignição CDI. Minha lembrança é da Yamaha RD125Z.
O CDI faz exatamente o mesmo papel que o antigo platinado, mas ao invés de ser acionado mecanicamente, ele é acionado por um ou mais sensores chamados pickup, formados por pequenas bobinas que reagem a um campo magnético.

Então a coisa funciona assim, uma pequena parte magnetizada do rotor aciona o pickup, que reage gerando um pulso, que é enviado ao CDI, que trata esse pulso e envia para a bobina, que o eleva para algo próximo de 20 ou 30mil volts e despacha para a vela.

Maravilha! Mas a coisa não é tão simples assim. O no CDI tem toda uma "inteligência" eletrônica para proporcionar a melhor qualidade no sinal de pulso enviado à bobina, e o melhor sincronismo do sistema em toda a gama de trabalho do motor, desde a marcha lenta até as mais altas rotações, e as dificuldades se multiplicam quando se fala de u
Não apoiamos nada que seja violento ou contra lei. Para nos entender melhor e qual é o nosso papel dentro da iniciativa Anonymous  Internacional, indico a leitura dos documentos do grupo e uma lida nos  tópicos. Acesse nosso blog para videos informativos e textos m motor com mais de um cilindro.
Nossas Elefantes usam um motor Ducati de 2 cilindros, e os CDIs originais são fabricados pela japonesa Kokusan Denki, ou melhor, ERAM, pois deixaram de ser produzidos já a algum tempo, e a nossa única alternativa para encontrá-los é o eBay.
É claro que existem os "alternativos", e o modelo mais moderno, digital, da Servitec é um dos acessíveis que mais se aproxima dos originais.
Meu Cagivão estava "equipado" com um Servitec analógico antigo e outro "marca diabo" sem identificação nenhuma, e o motor, mesmo com carburação equalizada e velas novas não trabalhava direito, principalmente em baixas rotações.
Seguindo uma dica de alguém do Desmo, e depois de ler vários depoimentos de cagiveiros europeus, resolvi investir num produto da tcheca Ignitech chamado SPARKER TCIP4.

Trata-se de um circuito microprocessado de alta velocidade, capaz de tratar com muito mais qualidade os sinais vindos dos pickups, permitindo até mesmo corrigir distorções e alterar a curva de ignição. Conta com uma interface serial RS232 através da qual ele pode ser acessado pelo programa TCIP4.EXE, e é com ele que se pode fazer todas estas leituras e ajustes.

O mais legal disso tudo é que é "plug and play", ou seja, desconecte os kokusam, ou seja lá quais CDIs você esteja usando, conecte o TCIP4, bata a ignição e o motor já sai funcionando melhor do que antes!
No meu caso, além do CDI, aproveitei para fazer upgrade nas bobinas, cabos e velas. Comprei tudo no site da ElefantAdventureBikes, e recomendo para todos os cagiveiros.

É isso ai, até o próximo!


Um comentário:

Ricardo f. Pitsch disse...

Olá.Teria uma alternativa nacional para bobinas de pulso e de faísca para a cagiva elefant 900?Obrigado!