Terminou ontem em Lima (Peru) a 32ª edição do Dakar, na minha opinião, marcada por injustiças e omissão da organização.
Cyril FDP Despres ganhou, mas fica manchado por haver demonstrado total falta de esportividade, e eu vou até mais longe, falta de caráter e respeito pelo semelhante.
E Peterhansel ganhou nos carros, e fica da mesma forma marcado com as mesmas manchas, no incidente que envolveu o brasileiro Vicentinho.
Mas vamos falar de coisas boas!
Felipe Zanol superou suas expectativas e terminou o Dakar em 10°!
Como ele mesmo já havia previsto, suas maiores dificuldades foram com a navegação e adaptação às nuances do regulamento. Sofreu uma penalização de 40min na 3ª etapa por conta desta inexperiência. Sem esta penalização poderia ter terminado em 8°.
Zé Helio, Denísio e Dimas Mattos foram os outros brazucas a terminarem a prova, respectivamente em 19°, 24° e 57°.
A bela Laia Sanz fechou em 39°.
E "Il Nonno" Picco completou seu 25° Dakar em 45°.
As KTM seguem mandando na competição. Das 178 motos que largaram 71 eram KTM (40%), e 38 chegaram à Lima (praticamente o mesmo percentual). Se olharmos as 15 primeiras posições etapa a etapa, veremos que na média 8 ou 9 motos eram KTM, 2 Yamaha, e 2 Husquavrna.
Mas há algo de novo no ar. Pela primeira vez, desde 2001 quando a KTM conquistou sua primeira vitória no Dakar, outra marca divide um dos 3 degraus do pódio. A conquista foi do português Helder Rodrigues pilotando uma Yamaha.
É preciso aceitar que Marc Coma e Cyril FDP Despres, andam em um mundo à parte, e a diferença para bloco puxado pelo 3° colocado passa de 1h. Os 2 andam muito próximos, e se revesaram na liderança desde a 3ª etapa. Helder Rodrigues também tomou conta da 3ª posição, mas da 4ª em diante as alterações foram constantes. Até mesmo na última etapa, com seus parcos 29km de especial, Aubert e Czachor se inverteram na 13ª e 14ª posições.
É isso ai pessoal.
Infelizmente os episódios protagonizados por Cyril FDP Despres e Stephane Peterhansel, aliados à inércia e omissão da organização, tiraram o brilho da competição. Espero que a organização se sensibilize às ações e manifestações de protesto e insatisfação, e passe a seguir uma postura diferente nas próximas vezes, sob pena de levar esta, que é uma das mais tradicionais e reverenciadas competições off-road do mundo, ao descrédito e a falta de interesse popular.
Até o próximo!
Um comentário:
Olá.Voçe sabe se podemos usar uma alternativa nacional para bobinas de pulso e de faísca para as nossas cagiva elefant 900?Teria alguma bobina de pulso que à deixaria com mais arrancada,ser for confiável?Poderia me responder pelo meu imail-ricardopitsch@outlook.com.br Obrigado!
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