Ontem rolou a segunda perna da primeira etapa marathon deste ano.
Novamente 3 KTM no pódio.
Uma verdadeira reviravolta!
Entre os 10 primeiros, apenas mantiveram suas posições na classificação geral o primeiro e o último, Paulo Gocçalves e Alain Duclos. Isso sem considerar a penalização de Meo.
Aqui estão expressas as movimentações:
Price passou com o melhor tempo já no WP1 e se manteve na ponta até o final, sempre tendo como "batedor" o companheiro de equipe Antoine Meo, terminou em segundo mas foi penalizado em 5m e caiu para 8º.
Barreda passou Faria no WP2 e Benavides no WP8, cruzando a linha 6min depois de Paulo Gonçalves, praticamente ao mesmo tempo que Benavides, Faria, Meo e Price.
O site http://www.trackingdakar.nl/ mostra, quase em tempo real, os tempos das motos na pista.
Vejam as variações durante 5ª etapa.
Da equerda para a direita é a ordem e o tempo que cada piloto passou pelos WP, e debaixo pra cima a posição na etapa durante a passagem.
O estreante Ivan Cervantes (ESP) caiu logo no início da especial de ontem e e ficou desacordado por cerca de 2min.
Acordou, viu onde estava, lembrou do que tinha que fazer, e fez.
Terminou a etapa em 38º, apenas 19min depois do líder!
E se ontem houve dança de cadeiras, hoje o rítimo da dança foi mais agitado ainda!
O trajeto de 542km de especial estava assim dividido:
DSS 0
WP1 33.2
WP2 121.5
WP3 135.4
WP4 170.1
WP5 217.1
WP6 165.6
WP7 346.0
WP8 398.7
WP9 410.8
WP10 418.9
WP11 460.9
WP12 502.8
ASS 542.0
Começou com Ivan Jakes da KTM n°16 que deu meia volta logo depois da largada. Imaginou que iria aguentar a lesão nos ligamentos do joelho direito mas os primeiros metros lhe mostraram que não.
Rubén Faria vinha recuperando tempo, passou em 6° no WP8 e tomou um tombo que lhe causou uma fratura no punho. Foi removido para um hospital e deu adeus a este Dakar.
Mas as nuvens negras estavam mesmo sobrevoando Joan Barreda.
O espanhol parou a altura do Km 203, logo depois do CP3 com problemas mecânicos.
1h e meia depois, graças a ajuda de Paolo Ceci, foi possível retomar, mas não foi muito longe.
Perto do Km 250 parou outra vez, aparentemente aora o problema foi elétrico.
Alcançado novamente por Ceci o jeito foi seguir rebocado pelo comanheiro.
Segue uma retrospectiva dos resultados de Barreda.
2015: 17º com 3 vitórias de etapa - HONDA
2014: 7º com 5 vitórias de etapa - HONDA
2013: 17º com 4 vitórias de etapa - HUSQVARNA
2012: 11º com 1 vitória de etapa - HUSQVARNA
2011: Estreante com abandono na 2ª etapa - APRILIA
A última notícia que se tem dele é uma passagem junto com Ceci pelo CP4/WP10, Ceci em 102º e Barreda em 103º, separados por uma corda.
Para os 10 primeiros a etapa terminou da seguinte forma, sem contar eventuais penalizações:
1 - PRICE (AUS)
2 - WALKNER (AUT)
3 - GONÇALVES (PRT)
4 - SVITKO (SVK)
5 - RODRIGUES (PRT)
6 - QUINTANILLA (CHL)
7 - ARANA (ESP)
8 - BRABEC (USA)
9 - BOTTURI (ITA)
10 - VILADOMS (ESP)
Com estes resultados a classificação geral mudou um pouco...
1 - GONÇALVES
2 - PRICE +00:00:35
3 - WALKNER +00:02:50
4 - SVITKO +00:05:17
5 - QUINTANILLA +00:15:10
6 - RODRIGUES +00:20:12
7 - BENAVIDES +00:21:04
8 - MEO +00:23:02
9 - DUCLOS +00:26:09
10 - PEDRERO GARCIA +00:27:17
Nitidamente os 4 primeiros vão se descolando dos demais.
Off-Topic
Quem acompanha este blog sabe que não se fala de carros, quads ou caminhões no Dakar, mas falar de Marcelo Medeiros é uma questão de cidadania.
Este ano temos 4 equipes brasileiras na categoria carros, nenhum brazuca nos caminões, Jean de Azevedo nas motos e o estreante Marcelo Medeiros nos quads.
Bi-campeão do Rally dos Sertões o maranhense estava em segundo na classificação geral, 11min atrás de Ignacio Casale - campeão em 2014, 2º em 2013 e 4º em 2012 - e 3min na frente do argentino Alejandro Patronelli - 2º em 2010, 1º em 2011 e 2012.
Isso é um feito e tanto!
Infelizmente Marcelo caiu logo no início da etapa e quebrou a clavícula, mas ficou claro que desponta uma nova promessa brasileira no Dakar.
Seguimos acompanhando!
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