Olá pessoal!
Só faltam duas etapas e, apesar de que até os últimos metros pode acontecer alguma coisa, se não contarmos com "acidentes", muita coisa já está bastante definida.
1 - Coma vai ganhar
Coma terminou ontem 52min à frente de Barreda, e por mais que o homem da Honda esteja tentando, esta confortável faixa de tempo vem favorecendo Coma praticamente desde que ele assumiu a ponta na 5ª etapa, ressalte-se também que Coma vem administrando muito bem e cometendo raríssimos erros e deve consolidar sua 4ª vitória no Dakar. Haviam algumas dúvidas no ar sobre o novo motor da KTM e a estratégia da marca de usar um único motor durante toda a prova. Parece que a vantagem estabelecida por Coma foi suficiente para que a equipe optasse por uma troca de motor "preventiva", feita ontem à noite. Agora tudo está saindo de acordo com o programado pela marca que deve acumular sua 13ª vitória no maior e mais tradicional rally do mundo.
2 - FDP Despress não vai subir no pódio
Faz 10 anos que ele não sabe o que é isso, pois desde 2003 ele sempre esteve num dos 3 degraus do pódio. Mas atenção! Ele está em 6º a 2h31 do líder, mas acumula 1h de penalização, se não fosse isso ele estaria agora à frente de Barreda. E tem mais! Ele está a menos de 30min do 3º lugar.
3 - O Dakar está mais equilibrado
Honda, Yamaha, Sherco e outras resolveram investir de fato, colocando equipes oficiais na competição, e parece que era isso que faltava. Destas 11 etapas, 6 delas tiveram uma marca diferente em cada uma das 3 primeiras posições. Neste momento temos entre as 20 primeiras posições 9 KTM, 5 Honda, 4 Yamaha, e 2 Speedbrain (BMW). Em 2009, ano em que o Dakar se mudou pra cá, só figuravam 5 motos de outras marcas entre as 20 finais. E em 2005, ano da primeira vitória de FDP Despres, para alcançarmos os números atuais, 11 motos de outra marca, teríamos que considerar as 60 primeiras posições, isso mesmo, só contabilizamos 11 motos de outra marca se olharmos os 60 primeiros colocados.
4- O Dakar está mais difícil
Nos primeiros anos na América era um passeio.
Em 2009 largaram 242 e chegaram 143, e em 2010 largaram 151 e chegaram 88.
Este ano largaram 196 e somente 76 continuam rodando.
Os comentários da imprensa especializada ratificam.
Minha opinião é que esta elevação no grau de dificuldade foi mais sentina na primeira metade. Depois do dia de descanso o Dakar foi muito parecido em dificuldade com os outros que aconteceram em solo americano.
Enfim, hoje ainda tem uma etapa de 350km com muitas dunas e fesh-fesh, quem sabe a organização revela alguma surpresa no trajeto?
Vamos acompanhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário