Marc Coma 1°
Cyril Despres 2°
"Chaleco" Lopez 3°
9605Km depois, sendo 5007Km de especial cronometrada, e decorridos os previstos 15 dias, os pilotos devem estar chegando à capital argentina neste momento.
Dos 170 que largaram, apenas 94 chegaram de volta à Buenos Aires.
Vamos a alguns números...
largaram chegaram
56 KTM (33%) 35 KTM (62,5%)
41 YAMAHA (24%) 22 YAMAHA (54%)
29 HONDA (17%) 20 HONDA (69%)
13 APRILIA (7,5%) 7 APRILIA (54%)
10 BMW (6%) 5 BMW (50%)
6 BETA (3,5%)
4 SHERCO ( 2 SHERCO (50%)
3 JINCHENG 1 JINCHENG (33%)
2 Husaberg
2 KAWASAKI
1 RIEJU 1 RIEJU (100%)
1 HUSQUARNA
1 BULTACO
1 JVO
Por curiosidade... Essa tal Rieju é um fabricante italiano. Usa motor Yamaha, chassi da Sherco, radiador da KTM, e por ai vai... Eis um "Frankenstein" que completou o Dakar 2011!
Bad news!
A má surpresa do dia foi protagonizada por "Chaleco" Lopez, que quebrou o amortecedor traseiro de sua moto, perdeu mais de 1h, terminou a etapa em 90° lugar e cedeu 3° lugar na geral para Helder Rodrigues.
A opinião geral é de que este ano a competição ficou mais técnica, prevalecendo a capacidade do piloto sobre a capacidade da moto.
Alguns dizem que o Dakar ficou "mole", e que o pessoal tá até andando mais devagar, mas vejam que a velocidade média de Marc Coma, considerando todas as etapas cronometradas, foi de 99km/h, e em 1998, último ano em que uma Cagiva competiu, Peterhansel percorreu os 5219Km cronometrados em 62h39m, O que dá uma velocidade média de 83km/h. Então...?
Penso que o Dakar mudou. Mas é preciso mudar! É preciso acompanhar a tecnologia de modo que a competição ofereça desafios condizentes e coerentes. Mas é claro que os mais "antigos" e conservadores... tem gente que prefere uma Cagiva ao invés de uma BMW (rsrsrsrsrs)!
E os brazucas?
Zé Hélio abandonou na 6ª etapa, quando fraturou a clavícula no km 55 da especial daquele dia. E o Vicente abandonou na 10ª etapa por problemas mecânicos. Jean de Azevedo, nosso mais experiente piloto, conquistou um 3° na etapa de hoje e terminou com um belo 7° na geral, igualando suas outras duas melhores classificações de 2003 e 2005.
Vamos ver os gráficos?
Este é a classificação dos principais pilotos em cada uma das etapas.
Este é o tempo de cada piloto em relação ao líder na geral.
Este é a quantidade de motos por fabricante entre as 10 primeiras na geral
E o reinado continua...
Pois é, parece que mesmo com as "iniciativas" da organização, a KTM continua absoluta na competição.
Para relembrar... Conquistou a primeira vitória em 2001 nas mãos de Fabrizio Meoni, e desde então só venceu. Naquele ano das 20 primeiras apenas uma única moto era de outro fabricante. Este ano superou a histórica marca de 9 vitórias da Yamaha.
Este ano ainda tivemos 43 motos acima de 450cc, das quais apenas 4 eram de outa marca.
Vamos fazer uma brincadeira? E se não tivesse KTM no Dakar? Ficaria assim:
1° Helder RODRIGUES (PRT) YAMAHA 05:05:20
2° Chaleco LOPEZ (CHL) APRILIA +00:29:25
3° Quinn CODY (USA) HONDA +03:11:50
4° Johan STREET (USA) YAMAHA +05:00:55
5° Daniel GOUET (CHL) HONDA +07:11:24
6° Jordi VILADOMS (ESP) YAMAHA +05:31:47
7° Franz VERHOEVEN (BEL) BMW +05:42:32
8° Javier PIZZOLITO (ARG) HONDA +06:18:01
9° Jose PELLICER (ESP) YAMAHA +08:06:43
10° Mathieu SERRADORI (FRA) HONDA +08:45:36
2° Chaleco LOPEZ (CHL) APRILIA +00:29:25
3° Quinn CODY (USA) HONDA +03:11:50
4° Johan STREET (USA) YAMAHA +05:00:55
5° Daniel GOUET (CHL) HONDA +07:11:24
6° Jordi VILADOMS (ESP) YAMAHA +05:31:47
7° Franz VERHOEVEN (BEL) BMW +05:42:32
8° Javier PIZZOLITO (ARG) HONDA +06:18:01
9° Jose PELLICER (ESP) YAMAHA +08:06:43
10° Mathieu SERRADORI (FRA) HONDA +08:45:36
Estou pensando em propor à organização uma nova regra para dar mais "competitividade" à prova: É proibido usar motos cujo nome do fabricante inicie com "K".
Que acham?
Até o próximo!
Um comentário:
chega de dominio japones e principalmente da honda, se ainda há ktm correndo deixa pq daqui a pouco eles inventa alguma regra para beneficiar a honda a exemplo do que fizeram na motogp onde a 250 virou moto2 com motor monomarca
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