Pois é, se ouve muito falar que as motos acima de 450cc estão correndo com "restritores" para permitir competitividade às 450cc.
É o seguinte.
A organização planeja que em 2012 todos os pilotos usem motos 450cc, e desta forma organizou uma "transição" para este novo regulamento. Este ano os pilotos que formam a lista denominada "Elite", criada pela ASO, entidade organizadora do Dakar, até podem usar motos acima de 450cc, mas devem adotar dispositivos limitadores de potência. Os pilotos que não integram a lista não precisam usar os "limitadores", que na prática são restritores de admissão.
Para 2011 ninguém mais da "Elite" poderá usar motos acima de 450cc sem os tais "limitadores" e quem não for da elite deve passar a usá-los, e para 2012 ninguém mais poderá usar motos acima de 450cc.
Ponto final.
A briga foi grande, e a KTM retirou sua equipe oficial da competição este ano.
Agora é esperar para ver se o que está programado para 2011 e 2012 realmente será mantido, ou a organização volta à trás.
Até o próximo.
Um comentário:
Essa restrição às motos com mais de 450cc deve ser mais por causa de toda aquela paranóia de alguns dos que se dizem "ecologistas" do que por critérios técnicos.
Postar um comentário