Quem está por aqui pode ver que, depois de um bom tempo parado, o blog está mais ativo.
Pois é, eu mesmo me surpreendi com alguns comentários recentes.
Preciso até pedir desculpas por não estar tão atento aos comentários.
Vou tentar recuperar um pouco o tempo perdido.
Primeiro o contato do Ruy.
Vários comentários pedindo o contato dele, então lá vai.
+55 11 97684-5622
Já faz um tempo que ele tem um ajudante na oficina.
Quem falar com ele mande um abraço meu!!!
O Ricardo Pitsch perguntou sobre alternativas para substituir as bobinas.
As bobinas da Turuna substituem com perfeição.
Eu comprei um kit com as bobinas e os cabos de vela na Elefantadventurebikes. Já tinha comentado sobre isso aqui.
E sobre a bateria...
Bom, todos sabem que a elétrica das Cagiva Elefant está bem longe de ser uma maravilha.
A bateria original é uma Yuasa YTX16-BS-1 de 14AH e 230CCA.
AH - Ampére/hora - Essa medida especifica a capacidade de ampère (energia) em uma hora de uso. De forma simples, uma bateria de 12AH ficaria totalmente descarregada se 12A forem consumidos em uma hora. Para isso acontecer, bastaria manter ligado na bateria uma lâmpada de 144W.
Nossas Cagivas usam originalmente lâmpadas de 60/55W, então basta deixar o farol ligado por 1h para esgotar a bateria.
Então se quisermos que a bateria aguente mais tempo fornecendo energia, precisamos escolher uma com AH mais alto.
CCA - Cold Cranking Amp ou Corrente de Arranque a Frio - Essa sigla representa a corrente máxima que a bateria pode fornecer durante o processo de partida do motor. Isso é crítico!!! Primeiro porque é a diferença entre uma partida rápida, do tipo "pegou de primeira" ou aquele nhén-nhén-nhén que termina em chupeta. E segundo porque quanto mais nhén-nhén-nhén, mais curta será a vida da bateria.
No diagrama acima podemos identificar a bateria, (3) bem acima e ao centro, ligada pela linha vermelha mais grossa ao relê de partida (20), que por sua vez aciona o motor de partida (21).
Esse é o circuito que consome os 230CCA quando você aperta o botão de partida.
O relê de partida fica localizado debaixo da carenagem, ao lado da bangala esquerda.
Então o fio vermelho sai diretamente da bateria, sobe até o relê e depois desce até o motor de arranque.
O motor de arranque é sem dúvida o componente que gera o maior consumo de energia. Não sei exatamente quanto consome o motor de arranque da E900, mas de automóvel o mínimo são 65A, o que dá 780W.
Com correntes elevadas, quanto mais conexões e comprimento de fios, pior. Ocorrem perdas, aquecimento, e uma série de problemas em decorrência disso.
Alguns colegas mudaram o posicionamento do relê e o colocaram ao lado da bateria, mudando também o percurso do cabo até o motor de arranque, o qe deu uma economia de 1m de cabo.
Ainda não fiz isso, mas vou fazer e recomendo a todos.
O que fiz foi trocar a bateria.
Claro que já tinha feito isso antes.
Da última vez usei uma bateria de no-break. Não foi uma boa, porque elas tem CCA muito baixo.
Desta vez usei uma Motobatt Mbtx16u 19ah com 250CCA.
Se adaptou muito bem no espaço de bateria da E900. Até sobrou um pouco dos lados. As dimensões dela são:
Comprimento 15,1 cm x Largura 8,7 cm Altura 16,1 cm
Fica a dica!
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