quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dakar 2013 - Resumo

Olá pessoal!

Como sempre, ao final de cada Dakar costumamos fazer uma análise geral e considerar edições anteriores.
Como todos já sabem, este ano o pódio do Dakar foi formado por Cyril FDP Despres, Ruben Faria e Chaleco Lopez.

É a quinta vitória do francês, o que o deixa a um passo de igualar a marca de seu compatriota Stéphane Peterhansel, que durante sua participação nas motos, isso nas décadas de 80 e 90, venceu 6 vezes (91, 92, 93, 95, 97 e 98).
Chegaram 125 dos 196 que largaram, ou seja 64% dos pilotos completaram a aventura.
Isso é relevante?
No primeiro Dakar em continente americano (2009) o percentual era de 53%, e 54% nos últimos anos de África.
Menos acidentes? Menos motos quebradas? Não sei ao certo.

O que me parece muito claro é que quem pilota numa equipe, com um bom Manager, tem muito mais condições de concluir um Dakar, e também melhores condições de conseguir uma boa colocação.
Basta observar o que aconteceu com Barreda na quinta etapa, quando ele perdeu mais de 3h por causa de uma bomba de combustível. Outras Husqvarna passavam por ele sem prestar qualquer auxílio.


Mais uma coisa que também ficou evidente é que a colocação obtida nas etapas tem muito pouca importância se comparada ao tempo, ou seja, o Dakar é vencido com bons tempos e não com conquista de primeiros lugares em etapas.
Manter-se com tempos próximos de quem está na frente, e saber o momento adequado para "dar um passo mais largo" é, de maneira simplista, a receita do bolo.
Os 5 primeiros colocados nunca estiveram a mais do que 00:50:00 do primeiro colocado na geral.
Se considerando os 10 primeiros isso sobe para 01:41:40.
E quando os tempos pesam, as penalizações assumem importância maior.
Entre os 10 primeiros, metade deles somou penalização de 15min, por causa de haverem trocado o motor, e considerando que a diferença média entre uma posição e outra entre os 10 primeiros foi de 00:08:05, 15 min são preciosíssimos.
É interessante notar também que em anos anteriores a troca de motor era mais comum. Em 2012 apenas 1 entre os 10 primeiros não fez a troca. É claro que este este ano a estratégia foi motivada pela troca forçada que FDP Despres fez na sétima etapa.
E de fato quem trocou acabou prejudicado. Chaleo Lopez trocou na penúltima etapa e perdeu a segunda posição. Helder Rodrigues também ganharia uma posição se não houvesse feito a troca, da mesma maneira que Paulo Gonçalves.
É provável que nas próximas edições seja mais comum a estratégia de não trocar.
O que é positivo, considerando o espírito de aventura e a necessidade de um equipamento que aguente todo o esforço e desgaste do Dakar sem exigir manutenções relevantes como a troca de um motor.
A preparação das motos deve considerar muito a estabilidade, confiabilidade e resistência de todos os componentes.
Barreda, que perdeu horas por causa de uma bomba de gasolina, é um bom exemplo disso. Não fosse o tempo perdido com o problema mecânico ele seguramente estaria brigando pelo pódio.

Se formos falar de fabricantes, apesar de sensíveis evoluções na concorrência, a KTM continua intocável.
Desde 2001 só cedeu um lugarzinho no pódio para outro fabricante por 4 vezes.
Dadiv Fretigne de Yamaha foi terceiro em em 2009;
Chaleco Lopez de Aprilia também foi terceiro em 2010;
e Helder Rodrigues de Yamaha foi terceiro em em 2011 e 2012.

Neste ano tivemos uma equipe oficial da Honda, formada por Helder Rodrigues, Javier Pizzolito e Johnny Campbell (Zanol ficou de fora...), da Huskvarna, com Joan Barreda, Paulo Gonçalves, Alessandro Botturi e Matt Fish, e da Gas Gas com Laia Sanz, Marc Guasch e Miguel Puertas.
Equipes oficiais sempre contam com melhores condições, e podem competir em igualdade com a KTM no que tange a equipamento e assistência.

É isso ai.
Lamentamos a ausência de Felipe Zanol, que segue em tratamento na Califórnia) e Marc Coma, e os problemas enfrentados por Barreda, Casteu e Laia Sanz.
Acho que o Dakar seria OUTRO se não fosse isso.

Vamos aguardar 2014.
Será que o Brasil vai ser incluído no trajeto?

Até o próximo!

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