quarta-feira, 19 de outubro de 2011

E eu ia só dar uma lavadinha...

Olá pessoal!
          Este post vai ser longo.... então já vou pedindo paciência e desculpas.

          Numa sexta-feira, no final de Julho, eu fiz um bate-volta em Florianópolis para resolver uns probleminhas, e no sábado resolvi dar um banho no Cagivão.
          Antes mesmo de começar a jogar água olhei um pouco de óleo que se acumulava atrás do cilindro traseiro e pensei... "tá na hora de acabar com este vazamento".
          Minha Cagiva sempre vazou um pouco. Seja no lado direito, próximo da tampa ou do sensor de pressão do óleo, ou do esquerdo, que acabava sujando esta região atrás do cilindro traseiro e imediações.
          Decisão tomada.
          Depois de consultar o pessoal do DesmoGroup, a culpa pelos vazamentos recaía sobre as vedações da tampa do óleo e do sensor de pressão, retentor do eixo do pinhão, juntas das tampas laterais, ou ainda a junta da base do cilindro. Nenhuma destas juntas se encontra na "loja da esquina", e depois de muito procurar encontrei a junta da base do cilindro no ebay. Usada, mas em bom estado. As outras juntas eu mesmo resolvi fabricar. Encontrei um fornecedor de papelão hidráulico com amianto, coisa rara nos dias atuais, pois o contato com o amianto no processo de produção é cancerígeno. Comprei um pedaço grande e recortei todas as juntas que precisaria.




          Para retirar a tampa direita é preciso remover todo o conjunto da embreagem, cujo tambor (ou campana para alguns) é preso por uma porca com aperto de 15Kgm, e para retirá-la, além de muita força, é necessário uma ferramenta para travar o tambor, que eu também tive que fabricar.

          Mais ainda... tinha um parafuso de fixação do motor ao quadro que, além de muito apertado, estava com a cabeça detonada, e que só saiu graças a um tratamento indicado pelo Ruy (doses homeopáticas de WD40 2x ao dia durante 7 dias, e se não tiver ferramenta pneumática de impacto tem que improvisar batendo e girando).
          Com ajuda do meu cunhado, removi o motor e fiz minuciosa limpeza, primeiro com água e sabão, e depois com querosene e pincel de cerdas duras. Como não tenho uma oficina em casa, acabo tendo que improvisar algumas coisas...

          Nesse meio tempo, enquanto não chegavam as juntas, o papelão, etc., fui fazendo "melhorias". Eu queria fazer anodização em algumas peças, mas não rolou, pois o processo danificaria as peças que são de uma liga de alumínio com algum outro material. A saída que encontrei foi tinta pó, que é aplicada eletrostaticamente, e o acabamento ficou bem aceitável. Além disso, imitando o trabalho que o Ruy fez, pintei o "DUCATI" em alto relevo nas tampas laterais.

          Não foi feito neste mesmo momento, mas vou aproveitar o post para mostrar também que fiz uma melhoria nos filtros de ar, que já tinha mudado anteriormente. O Álvaro alertou que eles poderiam ser afetados por sujeira vindos do pneu dianteiro, e mesmo água de chuva, então montei uma proteção em EVA.


          Quando havia trocado o escapamento, aproveitei para instalar sondas lambda. Comprei usadas mesmo, no ferro velho, e instalei uma em cada duto.

Elas vão conectadas a uma chave do tipo HH de 3 posições, e através dela a um hallmeter, que por indicação do Fábio e do Álvaro (O Professor), comprei na Guster.
          No final das contas, o vazamento (acredito...) era causado por 6 roscas espanadas que não permitiam a correta vedação da tampa lateral esquerda, e por sorte não precisei desmontar o cilindro. Para reparar estas roscas mais uma vez contei com a colaboração do pessoal do Desmo. O Ruy deu a dica dos reparos, que são fabricados pela Bollhoff, e que eu encontrei vendidos em embalagens de 10 unidades pela EverestMotos no MercadoLivre por R$9,90.

Só que para instalar estes reparos é preciso fazer rosca com um macho de medidas específicas, que não se compra por menos de R$50,00, mas que o Álvaro fez a gentileza de me emprestar e ainda passar preciosas orientações de uso.
          Aproveitei para substituir as correias do comando. Originais, da Dayco, as mesmas usadas no Honda Accord (070SP160H), que encontrei na Auto Óleo Niteroi por R$36,00.
          Troquei a maioria dos parafusos retirados por outros novos de inox, troquei algumas mangueiras também, e depois de tudo montado o motorzão ficou assim.





          Ainda falta alguns pequenos detalhes, mas praticamente é só colocar no lugar e dar umas voltas para ver se o vazamento não volta.

          Próximos passos?
          1) Fazer um teste com o sensor e medidor de vácuo da Guster;
          2) Instalar o sensor óptico da Sensortechnics (Thanks to Stefan and Daniel!!!) que vai acusar entrada na reserva de combustível
          3) Instalar as novas bobinas e CDI que comprei na Elefant Adventure Bikes e estão à caminho (Thanks to Dave that was keeping it cool heheheh).
          4) Sei lá.... Aceito sugestões!


Até o próximo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pierre o filtro de ar com essa capa ficou muito bom.

Lecio