domingo, 19 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - Terminou!

Não é que Marc tenha somente 4 dedos na mão esquerda, não é isso não, acontece que agora ele é tetra-campeão do Dakar!
Esta foi a pose que Marc escolheu para marcar sua vitória em 2014.

Este espanhol nascido em 07 de Outubro de 1976 na pequena Avilá, na Catalunha, fechou sua 11ª participação no Dakar no posto mais alto do pódio.
Até a etapa 5 seu principal rival foi Barreda e sua Honda, mas depois do dia de descanso o obstáculo a ser vencido foi uma gripe, febre e antibióticos. Quem assistiu entrevistas de Coma nestes dias viu que ele estava até afônico.
Mas a verdade é que Coma administrou muito bem a competição, não cometeu erros de navegação, não sofreu avarias na moto e conseguiu vencer tanto Barreda quanto o resfriado, levando a KTM à sua 13ª vitória CONSECUTIVA no Dakar, conquista que a Yamaha vai precisar de pelo menos mais 4 anos e muuuuuito investimento para alcançar.
Cheguei a apostar na vitória de outro fabricante, mas não acertei esta previsão. a KTM não só ganhou mais uma vez como levou também o segundo lugar com Jordi Viladoms, melhor colocação deste piloto em sua história no Dakar..


Lembrem que Viladoms iria correr de Gas-Gas, inclusive é esta informação que consta na ficha do piloto da página oficial do Dakar, mas foi recrutado pela KTM em virtude do falecimento de Curt Caselli, que foi homenageado no pódio.


Junto com Coma e Viladoms foram 29 KTMs a terminar o Dakar contra 16 Honda, 18 Yamaha, 3 Speedbrain (BMW), 2 Sherco, 5 Gas-Gas, 2 Kawasaky, 1 Husqvarna outra Suzuki e outra Beta.
45% das motos que largaram chegara ao final, e entre elas algumas boas surpresas com pilotos conquistando suas melhores posições, como Olivier Pain, o francês que levou a Yamaha ao terceiro lugar, Joan "Dinamite" Barreda - porque não?! - que liderou até a quinta etapa, teve inúmeros problemas mecânicos e quedas, e conseguiu vencer 5 etapas terminando seu 4º Dakar em 7º, David Casteu, que já correu de Cagiva, voltou aos top10, e a bela Laia Saiz superou todas as expectativas terminando na 16ª posição, nunca uma mulher terminou o Dakar em uma posição tão boa quanto esta.

Num balanço e análise geral fica cada vez mais claro que existem 2 Dakares.
Um deles é aquele com alma, totalmente embriagado e imerso no mais autêntico espírito de aventura, superação e fraternidade, repleto de histórias fantásticas que fortalecem dada vez mais estes atributos e inspiram novos heróis anônimos.
Outro é o negócio Dakar, um negócio francês, que de forma antagônica inspira pessoas a se afastarem decepcionadas.
Rafa Tibau, experiente piloto de caminhões do Dakar dos anos 90 declarou no programa Teledeporte da TV espanhola que por várias vezes presenciou situações em que a organização privilegiava e beneficiava pilotos franceses, citando casos em que o pessoal dos pontos de controle passava indicações do percurso somente aos pilotos franceses. Tivemos o caso que comentei aqui envolvendo uma troca de motor feita de maneira totalmente irregular por FDP Despres que passou impune, e este ano tivemos também as declarações de Nani Roma. O Piloto espanhol que terminou em primeiro nos carros protagonizou um perrengue envolvendo Stephane Peterhansel e Sven Quandt diretor da equipe Mini X-Raid. Um monte de informações desencontradas sobre ordens que o diretor da equipe teria dado aos pilotos terminaram em declaração de Nani Roma dizendo que "... en esta carrera depende del apellido que tengas tienes más valor en todo y seguro que al señor Etienne Lavigne le toca las narizes que Nani Roma esté lider, le gustaria más otro... te digo y me repito, seguramente con otro apellido seria diferente las cosas."

É isso pessoal!
Continuamos acompanhando sempre todos os movimentos deste que, mesmo com suas facetas não tão agradáveis, ainda é uma aventura off-road de motos que encanta muita gente.

Obrigado aos que me deram a alegria e privilégio das visitas.

Até o próximo!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - etapa 11

Olá pessoal!

Só faltam duas etapas e, apesar de que até os últimos metros pode acontecer alguma coisa, se não contarmos com "acidentes", muita coisa já está bastante definida.

1 - Coma vai ganhar

Coma terminou ontem 52min à frente de Barreda, e por mais que o homem da Honda esteja tentando, esta confortável faixa de tempo vem favorecendo Coma praticamente desde que ele assumiu a ponta na 5ª etapa, ressalte-se também que Coma vem administrando muito bem e cometendo raríssimos erros e deve consolidar sua 4ª vitória no Dakar. Haviam algumas dúvidas no ar sobre o novo motor da KTM e a estratégia da marca de usar um único motor durante toda a prova. Parece que a vantagem estabelecida por Coma foi suficiente para que a equipe optasse por uma troca de motor "preventiva", feita ontem à noite. Agora tudo está saindo de acordo com o programado pela marca que deve acumular sua 13ª vitória no maior e mais tradicional rally do mundo.

2 - FDP Despress não vai subir no pódio



Faz 10 anos que ele não sabe o que é isso, pois desde 2003 ele sempre esteve num dos 3 degraus do pódio. Mas atenção! Ele está em 6º a 2h31 do líder, mas acumula 1h de penalização, se não fosse isso ele estaria agora à frente de Barreda. E tem mais! Ele está a menos de 30min do 3º lugar.

3 - O Dakar está mais equilibrado
Honda, Yamaha, Sherco e outras resolveram investir de fato, colocando equipes oficiais na competição, e parece que era isso que faltava. Destas 11 etapas, 6 delas tiveram uma marca diferente em cada uma das 3 primeiras posições. Neste momento temos entre as 20 primeiras posições 9 KTM, 5 Honda, 4 Yamaha, e 2 Speedbrain (BMW). Em 2009, ano em que o Dakar se mudou pra cá, só figuravam 5 motos de outras marcas entre as 20 finais. E em 2005, ano da primeira vitória de FDP Despres, para alcançarmos os números atuais, 11 motos de outra marca, teríamos que considerar as 60 primeiras posições, isso mesmo, só contabilizamos 11 motos de outra marca se olharmos os 60 primeiros colocados.

4- O Dakar está mais difícil
Nos primeiros anos na América era um passeio.
Em 2009 largaram 242 e chegaram 143, e em 2010 largaram 151 e chegaram 88.
Este ano largaram 196 e somente 76 continuam rodando.
Os comentários da imprensa especializada ratificam.
Minha opinião é que esta elevação no grau de dificuldade foi mais sentina na primeira metade. Depois do dia de descanso o Dakar foi muito parecido em dificuldade com os outros que aconteceram em solo americano.

Enfim, hoje ainda tem uma etapa de 350km com muitas dunas e fesh-fesh, quem sabe a organização revela alguma surpresa no trajeto?

Vamos acompanhar.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - etapas 9 e 10

Olá pessoal!

Hoje o Dakar chega ao Atacama com mais uma especial longa que lembra os tempos da África - 605km.

As duas últimas etapas foram vencidas por Coma e Barreda respectivamente.
Na etapa 9 Barreda foi penalizado em 15min por exceder a velocidade máxima permitida durante um deslocamento fora da especial e ficou em 9º.
Esses 15min vão fazer muita falta... basta lembrar que isso é 1/3 do tempo que separa Barreda de Coma.

Dos 10 primeiros, os únicos sem nenhuma penalização, ainda, são Coma, Helder Rodrigues e Przigonski.
A KTM declarou que não está prevista troca de motor para Coma. Isso economiza 15min de penalização, mas será que aguenta? Lembre que troca de motor foi algo que a KTM sempre fez.
Pain terminou ontem a apenas 14min do terceiro lugar ocupado por Viladoms, e reavivando as chances de termos 3 fabricantes distintos no pódio.

Laia Sanz, que declarou que sua meta era chegar entre os 25 primeiros vai indo muito bem!
Terminou ontem na posição 19 mas já esteve na 17ª e chegou em 7º na etapa 9.


É a única mulher que segue na competição.


Continuamos atentos e acompanhando.
A etapa de hoje está quase no final.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - etapas 7 e 8

Olá pessoal!

Domingo teve início a segunda metade do Dakar2014.
Foi uma etapa com especial alterada e encurtada ficando com 298km.
Se quisermos podemos "emendar" com a etapa de ontem, já que era marathon, somando um total de 760km.

"Dinamite" Barreda venceu Domingo e FDP Despres venceu ontem.
A diferença entre Coma e Barreda vem se mantendo desde a etapa 5, quando a liderança se inverteu, ao redor dos 40min.
Barreda vem numa tocada bem forte, mas me parece que as posições só vão se inverter se Coma cometer algum erro, o que é difícil mas não impossível - vide a falha de FDP Despres - ou por algum problema mecânico na KTM.
Na especial de ontem a diferença entre Coma e Barreda oscilou em favor de um e outro na casa de 1 ou 2min durante a primeira metade, mas na segunda metade parece que Coma encontrou Barreda no trajeto e resolveu andar grudado na traseira da Honda, pois os tempos simplesmente ficaram iguais, com diferença de segundos.
Considerando que o terceiro colocado é Viladom, mochileiro de Coma só o ultrapassaria se ele abandonasse a prova, e que o quarto colocado - Duclos de Sherco - está quase 2h atrás, se a estratégia de Coma for andar grudado na Honda de Barreda, eu diria que o posto mais alto do pódio está na mão da KTM de novo.
Mas mesmo assim este Dakar vem mostrando uma diversidade maior nos top 10. Até o momento temos 1 Sherco, 3 KTM, 3 Honda, 2 Yamaha e 1 BMW, se considerarmos que a Speedbrain usa um motor BMW.
Este equilíbrio não víamos desde muito tempo.
Para termos uma ideia, caso uma das duas KTMs - Coma ou Viladoms - fique de fora, podemos ter um pódio com 3 fabricantes diferentes, fato que só ocorreu no Dakar de 1983, quando uma Suzuki uma Honda e uma BMW dividiram as 3 primeiras posições.

Ainda na etapa de domingo Barreda revelou que tinha problemas com o freio dianteiro, e que iria buscar alguém com quem trocar.
O trabalho de equipe dos pilotos Honda nestas etapas marathon é impressionante. Parece que todos trabalham em prol de Barreda.

Lembram do cara que correu de Bultaco no ano passado?

Ignacio Chivite.
Este ano ele está de Yamaha.
Está na penúltima posição, com problemas sérios no pé direito, e soma quase 87h pilotando - quase 3 vezes mais que Coma!

Na enfermaria, ao final da etapa 8, declarou a um repórter: "Eu simplesmente não vou parar. Vou chegar a Valparaiso."

Na maioria das vezes os heróis estão lá no final da fila.

Estamos no meio da etapa 9.
Vamos acompanhando...



domingo, 12 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - chegamos na metade

Olá pessoal!

Infelizmente a etapa de ontem trouxe notícias tristes.

Morreu em virtude de queda no quilômetro 143 da quinta etapa o piloto belga Eric Palante (50).
O piloto foi encontrado já sem vida pelo caminhão da organização que faz o resgate de quem ficou para trás no dia anterior.

Palante foi o 23º competidor que deixou a vida durante todas as 26 edições do Dakar.
Detalhes da causa da morte ainda estão sendo investigados e não foram divulgados.

Outra notícia triste foi o abandono de Chaleco Lopez.
O chileno, que como falei só ficaria fora da briga pelo pódio se quebrasse, sofreu uma queda no km 211 da especial que deixou sua KTM sem condições de continuar.
rd re

Chaleco largou em 16º nesta etapa e ocupava o 3º lugar na geral, bem próximo de Barreda.

Passei batido ontem, mas a Gas-Gas de Gerard Farres também incendiou, tal a de Paulo Gonçalves.
Acredita-se que a causa destes 2 incêndios tenha sido ramos dos arbustos que ficaram presos próximo dos coletores do escapamento das motos. Em uma cena é possível ver Gerard retirando estes ramos da moto de outro piloto que parava para ajudá-lo.

Ainda nesta etapa o piloto espanhol Enric Marti Flix - acima - foi encontrado - me parece que pelo próprio Grard Farres - vagando só de cueca pelo deserto debaixo de uma temperatura de quase 50 graus.


Esse deu sorte senão teria morrido pela desidratação.

Enfim, a etapa de ontem foi vencida novamente por Alain Duclos, levando a Sherco a uma segunda vitória nas etapas deste Dakar. Coma chegou logo atrás dele, e Barreda conseguiu a quarta posição.
Depois desta sexta etapa a classificação geral ficou assim:
1 - COMA (ESP)
2 - BARREDA (ESP) 00:42:17
3 - DUCLOS (FRA) 01:00:58
4 - VILADOMS (ESP) 01:08:09
5 - ISRAEL ESQUERRE (CHL) 01:33:28
6 - PAIN (FRA) 01:43:08
7 - PRZYGONSKI (POL) 01:49:59
8 - HELDER RODRIGUES (PRT) 02:01:24
9 - DAVID CASTEU (FRA) 02:12:05
10- GOUET (CHL) 02:17:26
11- FDP DESPRES (FRA) 02:24:41

Pain carrega uma penalização de 15min e FDP Despress outra de 1h.

Hoje é dia de descanso. Chegamos à metade do Dakar.
Esta primeira metade foi toda em território argentino, e já eliminou 91 das 174 motos que atravessaram o "Portal do Dakar" na cidade de Rosario.
Foram 1876km de trajeto cronometrado, vencidos por Coma em 23h08.

Depois deste dia de descanso mais 3036km cronometrados aguardam estes 83 sobreviventes, incluindo a primeira passagem do Dakar pela Bolívia...
o salar de Uyuni 
o Atacama
e muito fesh-fesh.

Continuamos acompanhando...

sábado, 11 de janeiro de 2014

Espírito do Dakar


Mark Davidson é o nome desse cara.

Australiano de 54 anos, ele protagonizou uma das histórias mais impressionantes deste Dakar.

Mark esteve em sua terceira participação no Dakar. Em 2011 e 2012 não conseguiu terminar a prova, e este ano se repetiu o infortúnio.
Mark começou o Dakar largando na 142 posição, e terminou a 3 etapa em 119 com o tempo impressionante de 21h14 - penúltimo, depois dele chegou ainda o argentino Belagustegui.
Ao chegar no bivaque, naturalmente que o tempo para descansar e fazer manutenção na moto já era.
Desolado e exausto começa a retirar seu equipamento e manifesta seu desejo de abandonar a prova.
Neste momento ele é abordado pelo americano Kevin Muggleton (46) que havia abandonado na segunda etapa por problemas em sua Honda.


Mark muito cansado desaba de emoção no ombro do colega desconhecido e chora feito criança.
O americano lhe dá forças e ânimo, informa que o último participante havia iniciado a etapa a pouco mais de 20min, e convence Mark a fazer um lanche rápido e retornar à competição.
Enquanto Mark repõe as energias colega Kevin prepara o roadbook.
Na linha de largada Kevin se despede do amigo Mark com um tapinha nas costas e, desincumbido da missão, deixa extravasar a emoção controlada até este momento.

Assista o vídeo neste link.

Felizmente ainda existem pessoas com este espírito no Dakar, e em muitos outros esportes de aventura.
Já disse isso antes por aqui, mas... quando isso não existir mais, não existirá mais o Dakar.

Até o próximo!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - etapas 4 e 5

Olá pessoal!

A etapa de ontem, como já falamos, foi continuação da Marathon iniciada no dia anterior.
A notícia de capa foi que FDP Despres se perdeu na navegação depois do CP8, o que lhe custou pelo menos uns 40min no tempo total da etapa.

O sentimento geral dos pilotos é que esta foi a etapa mais difícil dos últimos anos do Dakar, expressa em frases como "Muito longa, muito difícil... desumana", "Sou montanhista e não tenho problemas com a altitude, mas a moto sofre muito", "Difícil... alguém jogou uma bomba atômica sobre estas montanhas... é incrível", "Terrível... terrível... acredito que tenha sido o dia mais duro da história do Dakar... terrível".
Juntando as etapas 3 e 4 foram 725km de especial.
Barreda caiu 4 vezes e machucou a mão na etapa que foi vencida pelo espanhol Joan Pedrero pilotando uma Sherco.
Para que tenhamos noção de quão técnica e quanta navegação exigiu a quarta etapa, podemos comparar a velocidade média obtida pelo líder em cada etapa, veja:
Etapa 1 - 180km - 127km/h
Etapa 2 - 359km - 97km/h
Etapa 3 - 373km - 99km/h
Etapa 4 - 352km - 64km/h
A etapa de ontem, deixou Joan "Dinamite" Barreda na frente, mas somente com 3min10 de vantagem sobre Marc Coma. Depois deles vinham Chaleco Lopez, Duclos, Pain, FDP Despres e Casteu.

A etapa de hoje teve a segunda parte da especial cancelada.
Porque?
Trabalhadores da indústria de tabaco protestando por salário e benefícios bloquearam a Ruta 38 na altura da localidade de Juan Bautista Alberdi, sobre a ponte do rio Marapa, em Tucumán. Este bloqueio atrasou o deslocamento das equipes de apoio, e por isso a organização achou melhor cancelar a segunda parte da especial que seria a especial mais longa da primeira metade deste Dakar.


Paulo Gonçalves, que começou muito bem a etapa, passando em segundo no primeiro CP, abandonou próximo ao km143 com sua moto em chamas!


FDP Despres teve problemas mecânicos perdendo de novo mais de 40min e ainda por cima foi penalizado em 1h por perder um waypoint. Acho que já era.
Joan Barreda também teve vários problemas de navegação, perdendo muito tempo para recuperar um waypoint, e problemas também com a admissão de combustível, acabando por ceder mais de 40min, terminando a etapa em 17º, logo à frente de FDP Despres.
Chaleco Lopez ficou em 27º, Duclos em 11º e Pain em 20º.
A etapa foi vencida por Marc Coma, seguido de Viladoms, seu mochileiro.
Muita gente vem falando que Coma está "administrando" o ritmo, e que tem a vantagem de poder contar com a proximidade de seu mochileiro.
De fato ele é o único dos top10 que ainda tem o mochileiro na sua sombra. Viladoms fechou a etapa 12:54 atrás de Coma. Se observarmos as etapas anteriores veremos que ele sempre se manteve próximo, mais ou menos 9 posições atrás.
Jean de Azevedo abandonou ontem. Depois de problemas mecânicos ele acabou perdendo alguns waypoints e CPs, o que lhe custou a desclassificação e Dario Souza parece ter abandonado hoje, após ter passado em 7º no PC4. As informações ainda são poucas então é bom conferir amanhã.
No final do dia a classificação geral apresenta Marc Coma na frente, seguido por Joan Barreda (00:41) e Chaleco Lopez (00:53). Casteu aparece em 9º e FDP Despres em 13º.
Se realmente Coma vinha "administrando" agora ficou mais fácil.

Quase que dá pra ir passeando...

Seguimos acompanhando!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Começou o Dakar 2014!

Olá pessoal!


Pois é, já está em curso a edição deste ano do Dakar.
Foi concluída a etapa 3 e o espanhol Joan "Dinamita" Barreda vai liderando.


O Dakar deste ano começou com 174 inscritos, sendo 64 KTM, 43 Yamaha, 32 Honda e o resto de outras marcas, entre elas, Sherco, Gas-Gas e etc.
Acabamos ficando só com 2 Brazucas: Jean de Azevedo e Dario de Souza.
Ike Klaumann sofreu um acidente durante o Atacama Rally, em Novembro no Chile, que lhe causaram problemas na clavícula e quadril e o deixaram de fora do Dakar este ano. Uma pena...

A primeira etapa tradicionalmente não exige grandes esforços por parte dos pilotos. Foram somente 180Km más suficientes para mostrar que a coisa vai ser feia para a KTM e para FDP Despres.
Esta etapa terminou com Joan Barreda na ponta e somente 2 KTM entre as 10 primeiras (Coma e Chaleco Lopez - esses 2 só se quebrarem pra não aparecerem entre os 10!).
Marc Coma comentou na TV espanhola que a KTM criou uma moto do zero para o Dakar2014, sem aproveitar praticamente nada do modelo usado em 2013, e vale ressaltar que é o primeiro ano que a KTM vai competir usando injeção eletrônica.

O bicho começou a pegar mesmo foi na segunda etapa. Largaram 174 e chegaram 145. Os 304Km de especial fizeram o primeiro filtro, mandando pra casa 29 pilotos (17% do total - se seguir assim só terminam 2 ou 3!).
Barreda fechou a etapa na ponta e Casteu em 7. Azevedo fechou em 14 e Dario em 27.

Na etapa de hoje Joan "Dinamita" Barreda continua firme na ponta, fechando a especial com 04:47:03, 04:41 a frente de FDP Despres. Os brazucas ficaram em 14 (Dario) e 17 (Jean).
A classificação geral está assim:
Barreda na ponta, seguido de FDP Despres com diferença de 13:04, e depois vêm Coma (13:56), Duclos (16:38), Chaleco Lopez (18:39), Casteu (22:16), Viladoms (34:33), Pain (36:33), Przygonski (37:54) e Svitko (40:09). Jean e Dario ocupam respectivamente a 16 e 17 posições.
Os comentários são de que Barreda está indo forte demais e que não vai aguentar este ritmo até o final. Será?

A última vez que a KTM não venceu nenhuma das 3 primeiras etapas do Dakar foi em 1997! Acho que é sinal de que a hegemonia realmente vai cair...

Entre a etapa de hoje e a de amanhã os pilotos ficam em uma área separada das euipes, sem a possibilidade de assistência, o que é conhecido como Marathon. Foi numa situação dessas que FDP Despress trocou o motor com outro competidor no ano passado... lembra?

Ruben Faria está hospitalizado com suspeitas de traumatismo craniano. O piloto português sofreu uma queda forte na metade da etapa e foi transladado a um hospital às pressas. Torcemos para que não tenha sido nada grave e que a recuperação seja rápida.

Eu apostaria em duas coisas para este ano:
1 - a KTM vai ser desbancada;
2 - FDP Despres não vence.

No final do ano passado, durante uma das últimas sessões de treinos, um acidente tirou a vida do americano Kurt Caselli, que seria companheiro de equipe de Marc Coma na KTM. Em seu último post no Twitter (07/11/13 14h22) ele comentava: "day 4 my favorite riding spot. The hills of Palmdale!! Born and raised on these trails."


Essa fatalidade inevitavelmente me faz pensar em diversas coisas.
Primeiro lembro do acidente que tirou o Felipe Zanol do Dakar do ano passado, mas preservou sua vida.
E este pensamento leva a outro, sobre como é tênue e linha que nos prende à vida.
Quantas pessoas passam a vida inteira circulando e desviando das coisas que de fato importam ou que precisam ser feitas sem nunca dar o passo decisivo?
Ride in peace Kurt.

Kurt foi substituído na KTM por Jordi Viladoms, mas no coração e memória dos amigos e fans certamente será insubstituível.


É isso ai. Vamos ficando de olho