quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Testando habilidades

Olá pessoal!

Dias atrás a organização do Dakar disponibilizou o roadmap para as equipes levarem os veículos do porto Delta Dock, em Buenos Aires, até o parque onde ocorrerá a largada do rally, em Mar del Plata.
 O desafio que proponho é fazer o trajeto com base no roadmap e usando o GoogleMaps.

Quem topa?

O roadmap você pode pegar aqui, e dou uma dica inicial pra facilitar: o km 0 é nas coordenadas -33.981005, -59.194031.

Desafio quem conseguir fazer o percurso a colocar num comentário as coordenadas das 53 indicações do roadmap, e é claro, comente suas impressões!!!

Até o próximo!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Felipe Zanol - Mais notícias

Olá pessoal!

Eu andava curioso pra achar uma foto do Zanol andando de KTM.
Só achava fotos com a GasGas.

Hoje achei esta outro dia.


Parece que ele só colocou as mãos nela no finalzinho de Novembro.

Esta semana aconteceu em SP um evento para apresentação oficial do piloto, equipe e patrocinadores, dai apareceram outras fotos.


E ontem foram publicadas outras no site do "minerin".

Está confirmado também o patrocínio oficial da RedBull, a mesma que patrocina Cyril Despress. A notícia foi publicada no site oficial da empresa no último dia 13.

A etapa de treinos em terra no interior de SP vai ser trocada pelas dunas de SC, e dai, seguindo mais pro sul... Mar del Plata!!!

Continuamos de olho.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Divertimento pro final de semana

Finalmente chegou!!!



A uns 6 meses eu comprei umas coisinhas no Elefantadventurebikes, mas por receio de que fossem taxadas ou extraviadas, solicitei que fossem entregues a um colega de empresa que trabalha nos Estados Unidos.
Uns 15 dias atrás, outro colega esteve por lá e se dispôs a "fazer o frete" pra mim.
Coloquei as mãos nelas ontem!
Um par de velas de irídio, um conjunto de bobinas e cabos, e um novo CDI:

A vedete do kit é o  Sparker TCIP4 da Ignitech, que substitui no estilo Plug-and-play os CDIs originais da Kokusan, e com várias vantagens, pois trata-se de um aparelho microprocessado, com interface externa, através da qual se pode fazer medições e ajustes finos, além de gerar sinais de para tacômetro, bomba de combustível, aviso de troca de marcha, etc.

Também tinha comprado na Guster 2 sensores de vácuo e um indicador, e a encomenda chegou na última sexta-feira.

Já tinha concluído a montagem do circuito de acionamento para ser usado no sensor de reserva, e agora só falta finalizar a fixação deste sensor na haste da torneirinha.

Como dá pra perceber, o divertimento do final de semana está garantido!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Zanol & Dakar - Algumas novidades

Pois é pessoal, está confirmadíssimo.
O mineiro Felipe Zanol corre o Dakar 2012 pilotando uma KTM com plate 28.
Por estes dias ele está ao sol de Florianópolis domando a moto nova em uma região de dunas, e em meados de Dezembro vai para o interior de São Paulo finalizar o treinamento.
Outra coisa com a qual ele está tentando se familiarizar é com o sistema de navegação utilizado no Dakar, que tem várias particularidades, se comparado, po exemplo, ao Rally dos Sertões.
Na moto você deve ter obrigatóriamente o aparelho no qual vai o roadbook.

O roadbook propriamente dito é um rolo de papel que os pilotos recebem na noite que antecede cada etapa, com todas as indicações do percurso.

É comum o pessoal gastar boa parte da noite de sono analisando e fazendo anotações no roadbook. Como é permitodo aos pilotos usarem mapas cartográficos, e o trajeto traçado no roadbook é apenas sugerido e não obrigatório, pois obrigatório mesmo é alcançar os waypoints, é comum eles efetuarem várias anotações e marcações, e mesmo algumas alterações no roadbook. Um detalhe importante é que eles não podem usar mapas com imagens de satélite.
Além do roadbook as motos devem estar equipadas obrigatoriamente com um aparelho chamado iritrack, que é um localizador via satélite, e é este aparelho que nos permite acompanhar pelo site a localização e passagem dos pilotos pelos WP. É obrigatório ainda o uso de um GPS específicado pela organização, um hodômetro mecânico, e um hodômetro baseado em GPS. Opcionalmente ainda pode-se instalar um segundo hodômetro baseado em GPS, uma bússula, e um repetidor CAP. Na prática todo mundo usa os opcionais todos, e o painel fica mais ou menos assim:
1 - antena do Iritrack
2 - antena do repetidor CAP
3 - antena do GPS
4 - hodômetro por GPS (trip)
5 - repetidor CAP
6 - roadbook
7 - segundo hodômetro por GPS
8 - suporte para o GPS
9 - botões de controle do primeiro hodômetro trip
10 - botões do segundo trip
11 - amortecedor do guidão

Abaixo um exemplo de roadbook

Vamos tentar interpretar?
À esquerda, o número grande representa o total de kilometros.
O número pequeno ainda à esquerda é a distância para o próximo ítem.
No meio fica a representação gráfica do trajeto a ser feito, com as indicações particulares a este ponto do trajeto (poste, ponte, rio, rampa, etc.).
O início, em termos de distância, de toda a sinalização fica sempre no centro e abaixo da figura, muitas vezes sinalizado com um ponto.
À direita ficam várias notações e códigos que reforçam o próprio desenho e passam outras informações, entre elas, a direção a ser usada na bússula CAP (Ex. C310, C220, ...).
E ainda à direita aparecem informações "codificada", tais como TD (siga em frente), RLT (diminua a velocidade), etc.

Fácil não é!

Imagine isso rodando a uma média perto de 100kmh...

É meu amigo, o negócio não é pra principiantes.