terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sensor de reserva

Chegou meu sensor!



Dankeschön herr Stefan und herr Bastian!
E obrigado também ao Daniel!

Conta a lenda que entraram no Brasil entre 1994 e 1995 cerca de 200 Elefant 900.
As que são do modelo 94 têm no painel uma luz que indica quando o descanso está abaixado. Nas que são do modelo 95, esta luz indica o nível "reserva" de combustível.
Pessoalmente não vi nenhuma com este indicador funcionando com o sensor original.
Nunca encontrei alguém que informasse com certeza como funcionava este sensor, e eu enfiei na cabeça que o sensor original era ótico.
O Ruy desenvolveu uma alternativa técnica com um boia, que funciona muito bem.
Mas eu continuei tentando encontrar um sensor que substituísse o original.
A Instrutech fabrica o sensor ótico por difusão SDF1-18G1LPF no Brasil. Funcionaria, mas além deles não garantirem que o produto suporta o contato com combustível, o preço me assustou: R$200,00+frete
Segui procurando...
Encontrei num fórum de aquaristas de Portugal a indicação do sensor OLT01T0F3 da Sensortechnics.
Depois de uma rápida troca de emails com o fabricante ficou tudo resolvido, a um custo de EU$32,00.
Dei sorte ainda que o Daniel estava na Alemanha e fez o frete pra mim "na faixa".

Para quem for seguir o mesmo caminho, umas dicas...
Opte pelo OLT01T1F3, que tem nível alto na saída quando fora do líquido.
Não ligue a lâmpada do painel direto na saída do sensor, pois ele suporta apenas 10mA. Existem outros 2 modelos que suportam 250mA e 500mA, mas eu prefiro usar um micro-relé para fazer o acionamento da lâmpada.


Gostaram?

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dakar 2012 - tá chegando...


Serão mais de 9000Km entre Mar del Plata, na Argentina, e Lima, no Peru, divididos em 14 etapas, com especiais cronometradas longas (557km) e curtíssimas (29km).
Este ano ninguém mais pode competir com motores acima de 450cc.
A organização orgulha-se de que, na edição de 2011 haviam 4 marcas diferentes nas 10 primeiras posições... e é verdade... 7 KTM, 1 Honda, 1 Yamaha e 1 Aprilia. Mas não mudou muito em relação a 2010 quando 13 das 20 primeiras eram KTM, e nem em relação a 2009, quando 15 das 20 primeiras também eram KTM. Vamos ver se muda alguma coisa em 2012...
Irão largar em 1/Jan 189 competidores (Il nonno Pico è presente!), sendo 73 KTM,
39 Yamaha, 26 Honda, 10 Husquarna, 6 Aprilia, 5 Sherco, 5 Kawasaki, 5 Husaberg, e ainda algumas poucas BMW, GasGas, Reiju, Jincheng, Beta. Serão 7 brazucas: Zé Helio (26 - Husquarna), Felipe Zanol (28 - KTM), Ike Klaumann (36 - Husquarna), Dimas Mattos (61 - KTM), Denísio Nascimento (89 - Honda), Vicente Neto (104 - KTM), e Arndt Budweg (109 - KTM).
A equipe oficial da KTM, forte candidata às primeiras posições, é formada por Ruben Faria, Cyril Despres, Marc Coma, e Juan Pedrero.

Despres declarou à imprensa que considera o Rally dos Sertões, sua única vitória em 2011, um warm-up para o Dakar, e para quem não lembra, este ano o francês travou intensa batalha com Felipe Zanol, que terminou em segundo, 4min atrás de Despres. E esta foi apenas a segunda vez que Zanol correu o Sertões!

Muitos, inclusive Despres, que declarou desejar Zanol na equipe oficial da KTM, esperam boas surpresas de Zanol no Dakar 2012.
Esse mineiro de BH, hoje com 30 anos, corre desde os 15, e vem acumulando títulos desde 1999, quando foi campeão mineiro de enduro. Tem contrato com a GasGas, até final de 2011, e foi com esta moto que mordeu os calcanhares de Despres no Sertões, mas está confirmado no Dakar de KTM com a equipe Brasil Moto Tour.

Vamos ficar de olho nele!