sábado, 15 de janeiro de 2011

Dakar 2011 - Acabou!!!

Marc Coma 1°

Cyril Despres 2°

"Chaleco" Lopez 3°

9605Km depois, sendo 5007Km de especial cronometrada, e decorridos os previstos 15 dias, os pilotos devem estar chegando à capital argentina neste momento.
Dos 170 que largaram, apenas 94 chegaram de volta à Buenos Aires.
Vamos a alguns números...
largaram                         chegaram
56 KTM (33%)                35 KTM (62,5%)
41 YAMAHA (24%)        22 YAMAHA (54%)
29 HONDA (17%)          20 HONDA (69%)
13 APRILIA (7,5%)         7 APRILIA (54%)
10 BMW (6%)                 5 BMW (50%)
6 BETA (3,5%)
4 SHERCO (                    2 SHERCO (50%)
3 JINCHENG                  1 JINCHENG (33%)
2 Husaberg
2 KAWASAKI
1 RIEJU                           1 RIEJU (100%)
1 HUSQUARNA
1 BULTACO
1 JVO


Por curiosidade... Essa tal Rieju é um fabricante italiano. Usa motor Yamaha, chassi da Sherco, radiador da KTM, e por ai vai... Eis um "Frankenstein" que completou o Dakar 2011!

Bad news!
A má surpresa do dia foi protagonizada por "Chaleco" Lopez, que quebrou o amortecedor traseiro de sua moto, perdeu mais de 1h, terminou a etapa em 90° lugar e cedeu 3° lugar na geral para Helder Rodrigues.

A opinião geral é de que este ano a competição ficou mais técnica, prevalecendo a capacidade do piloto sobre a capacidade da moto.
Alguns dizem que o Dakar ficou "mole", e que o pessoal tá até andando mais devagar, mas vejam que a velocidade média de Marc Coma, considerando todas as etapas cronometradas, foi de 99km/h, e em 1998, último ano em que uma Cagiva competiu, Peterhansel percorreu os 5219Km cronometrados em 62h39m, O que dá uma velocidade média de 83km/h. Então...?
Penso que o Dakar mudou. Mas é preciso mudar! É preciso acompanhar a tecnologia de modo que a competição ofereça desafios condizentes e coerentes. Mas é claro que os mais "antigos" e conservadores... tem gente que prefere uma Cagiva ao invés de uma BMW (rsrsrsrsrs)!

E os brazucas?
Zé Hélio abandonou na 6ª etapa, quando fraturou a clavícula no km 55 da especial daquele dia. E o Vicente abandonou na 10ª etapa por problemas mecânicos. Jean de Azevedo, nosso mais experiente piloto, conquistou um 3° na etapa de hoje e terminou com um belo 7° na geral, igualando suas outras duas melhores classificações de 2003 e 2005.

Vamos ver os gráficos? 

Este é a classificação dos principais pilotos em cada uma das etapas.

Este é o tempo de cada piloto em relação ao líder na geral.

Este é a quantidade de motos por fabricante entre as 10 primeiras na geral

E o reinado continua...
Pois é, parece que mesmo com as "iniciativas" da organização, a KTM continua absoluta na competição.
Para relembrar... Conquistou a primeira vitória em 2001 nas mãos de Fabrizio Meoni, e desde então só venceu. Naquele ano das 20 primeiras apenas uma única moto era de outro fabricante. Este ano superou a histórica marca de 9 vitórias da Yamaha.
Este ano ainda tivemos 43 motos acima de 450cc, das quais apenas 4 eram de outa marca.
Vamos fazer uma brincadeira? E se não tivesse KTM no Dakar? Ficaria assim:
1°   Helder RODRIGUES (PRT)    YAMAHA    05:05:20
2°   Chaleco LOPEZ (CHL)    APRILIA    +00:29:25
3°   Quinn CODY (USA)    HONDA    +03:11:50
4°   Johan STREET (USA)    YAMAHA    +05:00:55
5°   Daniel GOUET (CHL)    HONDA    +07:11:24
6°   Jordi VILADOMS (ESP)    YAMAHA    +05:31:47
7°   Franz VERHOEVEN (BEL)    BMW    +05:42:32
8°   Javier PIZZOLITO (ARG)    HONDA    +06:18:01
9°   Jose PELLICER (ESP)    YAMAHA    +08:06:43
10° Mathieu SERRADORI (FRA)    HONDA    +08:45:36

Estou pensando em propor à organização uma nova regra para dar mais "competitividade" à prova: É proibido usar motos cujo nome do fabricante inicie com "K".
Que acham?

Até o próximo!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dakar 2011 - Etapa 9

A etapa de hoje foi... sui generis!
Desculpem mas foi esta a expressão mais adequada que encontrei.
A 9ª etapa saiu de Copiapó e voltou a Copiapó!
Foi um "passeio" de 235Km pelo Atacama.

Às 08h30 a largada foi mais ou menos alinhada!
Como todos sabem, no Dakar o primeiro a largar é o melhor classificado na etapa anterior, e os demais vão saindo, seguindo a mesma ordem, a intervalos de 2min. Pois hoje foi diferente.
No estilo motocross, largaram alinhados os 10 melhores classificados na geral, depois, a intervalos de 5min., largavam alinhados grupos de 20 motos.
E ai começou a bagunça...
Os únicos que se mantiveram entre os 10 primeiros do início ao final foram Frans Verhoeven e Jordi Viladoms, de resto foi uma dança das cadeiras só, e a etapa terminou assim:
1 - Jonha Street (03:06:56)
2 - Frans Verhoeven (+ 00:03:38)
3 - David Casteu (+ 00:03:40)
4 - Gerard Farres Guell (+ 00:04:30)
5 - Jordi Viladoms (+ 00:05:46)
6 - Daniel Gouet (+ 00:06:02)
7 - Ciryl Despres (+ 00:06:03)
8 - Paul Ullevalseter (+ 00:06:59)
9 - Marc Coma (+ 00:07:08)
10 - Chaleco Lopez (+ 00:07:53)


Quem tá ligado já percebeu que Despres ganhou 1min. em relação à Coma, e a classificação geral ficou assim:
1 - Marc Coma
2 - Ciryl Despres  +00:08:14
3 - Chaleco Lopez  +00:23:33
4 - Helder Rodrigues  +01:01:51
5 - Ruben Faria  +01:21:20
6 - Paul Ullevalseter  +02:02:17
7 - Juan Pedrero Garcia  +02:04:44
8 - Quinn Cody  +02:39:40
9 - Jean Azevedo  +02:42:55
10 - Ivan Jakes  +02:57:32

Restam então 3 etapas e a coisa vai se definindo, mas a briga pela liderança está bem acirrada, ao contrário do ano passado quando Despres a esta altura já "administrava" a vantagem, e a briga ficou no segundo pelotão.

E parece que tá mesmo difícil de desbancar a KTM... são 6 entre as 10 primeiras posições. Ai vai uma imagem de cada uma






Até o próximo!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dakar 2011 - Etapa 8

Terminou a pouco a etapa 8!
Na verdade ainda tem gente que vai chegar, e outros que talvez nem cheguem...

rsrsrsrs
Os 10 primeiros foram:
Coma (06:05:02)
Despres (+ 00:01:55)
Chaleco Lopez (+ 00:04:21)
Helder Rodrigues (+ 00:08:38)
Ullevalseter (+ 00:25:03)
Ruben Faria (+ 00:29:06)
Duclos (+ 00:36:10)
Jean Azevedo (+ 00:38:41)
Pedrero Garcia (+ 00:42:28)
Alexix Cody (+ 00:43:27)

Chaleco Lopez ficou sem sinal do Iritrack desde a metade da etapa, e não aparecia nas planilhas de tempo, e Coma também "sumiu" desde o WP9 para "reaparecer" na linha de chegada.
O tal Iritrack nada mais é do que um dispositivo de localização por satélite que contém um módulo de GPS,um inclinômetro, um G-Force Meter, um Modem Voice/Data para conexão com o satélite, e um microprocessador. Ele coleta informações a cada 5 segundos e envia ao satélite a cada 2 min. Alguns modelos possuem microfone e permitem uma conexão de voz entre o piloto e o operador do sistema. Lá fora custa menos de US$400, já em terra brazilis....


E por falar em brazilis, o Jean Azevedo chegou em 8°! Uhuuuu!!! Melhor posição na geral até agora, e é líder na categoria Super Produção acima de 450cc e 9° na geral.
Pra lembrar um pouco a história deste brazuca que faz 37 em Fevereiro, ele participa do Dakar desde 1996, quando terminou em 9° na categoria Marathon, e já em 1997 foi campeão na categoria Production. Nos dois últimos anos havia optado por participar de carro. Sua melhor classificação geral foi 5° em 2003.

A classificação geral após a etapa de hoje é a seguinte:
1 COMA (08:18:52)
2 DESPRES (+ 00:09:19)
3 CHALECO LOPEZ (+ 00:22:48)
4 HELDER RODRIGUES (+ 00:41:42)
5 RUBEN FARIA (+ 01:09:59)
6 ULLEVALSETER (+ 02:02:26)
7 PEDRERO GARCIA (+ 02:03:01)
8 ALEXIS CODY (+ 02:31:36)
9 JEAN DE AZEVEDO (+ 02:40:48)
10 IVAN JAKES (+ 02:55:00)

Restam então 4 etapas, e o tradicionalmente mais "complicado" já passou, ou como se diz na gíria, " daqui pra frente é só descida!", e parece que só quem pode alcançar Marc Coma é Despres e, com menos chances, Chaleco Lopez. Se fosse para apostar a grana que não ganhei na Mega de fim de ano, eu apostaria no espanhol!

Vamos continuar acompanhando...

Dakar 2011 - antes tarde do que nunca...


Infelizmente não pude acompanhar o Dakar 2011 até ontem.
Infelizmente por um lado! Estive em férias e esqueci que existem computadores...
Mas tão logo voltei ao mundo “normal” procurei o máximo de informações, e compartilho algumas aqui.

Até o momento já foram percorridas 7 das 13 etapas. E estamos no meio da 8ª etapa.
Até ontem os 10 primeiros eram:
1 Marc COMA (ESP) KTM 00:00:00
2 Cyril DESPRES (FRA) KTM 00:07:24
3 Francisco LOPEZ CONTARDO (CHL) APRILIA 00:18:27
4 Helder RODRIGUES (PRT) YAMAHA 00:33:04
5 Ruben FARIA (PRT) KTM 00:40:53
6 Frans VERHOEVEN (BEL) BMW 01:14:10
7 Juan PEDRERO GARCIA (ESP) KTM 01:16:33
8 Stefan SVITKO (SVK) KTM 01:16:54
9 Jordi VILADOMS (ESP) YAMAHA 01:20:11
10 Pal Anders ULLEVALSETER (NOR) KTM 01:37:23

Fiz algumas análises do desempenho e classificação até agora, e como gosto de gráficos...


Conquistaram etapas Coma (3), Despres (3) e “Chaleco” Lopez (1).
Despress cometeu um erro na 4ª etapa que está custando a liderança. Logo após a largada retornou para apanhar um par de luvas, e isso lhe custou penalização de 10min.
A medida que as etapas vão se sucedendo a diferença de tempo entre as posições tende a aumentar, mas Despres e Lopez estão conseguindo diminuí-las, enquanto Ruben Faria e Helder Rodrigues se esforçam para não deixar os tempos aumentarem.
Com a entrada do rally nos terrenos de deserto é notável algumas mudanças de desempenho. Ullevalseter, por exemplo, conseguiu tempos bem melhores neste tipo de terreno.

Uma dica. O site oficial foi remodelado e, sabendo procurar, trás quantidade e qualidade de informação bem maior do que no ano passado.

Vamos ficar por aqui, acompanhando a 8ª etapa.
Prometo posts mais frequentes.