terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dakar 2011. Está chegando!!!


Como todo mundo já sabe, a KTM está de volta com duas equipes oficiais, a Red Bull, de Despress e Ruben Faria, e a MRW de Coma e Juan Garcia Pedrero.
Esta ano o número de motos aumentou para 183, sendo 62 KTM, 43 Yamaha, 33 Honda, 13 Aprilia, 9 BMW, 8Beta, 3 Husaberg, 3 Jincheng, 3 Kawasaki, 3 Sherco, 1 Bultaco, 1 Husquarna e 1 JVO.
E os pilotos são 31 franceses, 30 argentinos, 19 espanhois, 14 italianos, 12 chilenos, 12 Holandeses (que os franceses chamam de “Pays-Bas”), 8 ppotugueses, 6... e por ai vai.
Consegui identificar 7 mulheres pelo nome, mas como os nomes as vezes enganam... pode ser que tenha mais.

Além da mudança que obriga todos os pilotos da elite da ASO a usarem motos de no máximo 450cc, liberando para os demais o uso de motores maiores, mas com aquele dispositivo que limita a entrada de ar, e por consequência a potência e desempenho dos grandões, este anos tem também mudanças na navegação. Em cada especial, o road-book inclui vários way-points (WPM) ocultos, dos quais os concorrentes devem aproximar-se, a fim de validar a sua passagem. No final do estágio, quem deixar de passar por todos estes way-points é penalizado. Até o ano passado, os tais WPM ocultos apareciam no GPS a partir do momento em que se estivessem dentro de um raio de 3 km do WPM. Agora, eles terão que chegar mais perto, pois o WPM só vai aparecer quando estiverem a 800 m do WPM. E vale lembrar que isso já deu confusão para o Marc Coma no rally do Marrocos.

Falando ainda da limitação em 450cc, a organização diz que a primeira consequência desta mudança foi a participação de muitos construtores capazes de competir em condição de equilíbrio com as KTM, tais como Yamaha, Honda, BMW, Aprilia ou Sherco. Parece que tá dando certo, pois no ano passado, das 151 motos que largaram metade era KTM, e em 2011 isso caiu para 1/3.

Tem rolado por ai em vários blogs a notícia de que em 2012 o Dakar teria início no Rio de Janeiro e terminaria no Peru. Ettienne Lavigne, disse que já fez reuniões com os governos e, inclusive, avaliou possíveis rotas por onde a prova passaria, e que a ASO está aguardando um retorno e interesse por parte dos países envolvidos para poder viabilizar a prova. Por enquanto não tem nada de oficial, mas ...

Vamos ficar de olho.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

XTZ 250... pobrezinha!!! de Ténéré mesmo só veio o nome...

Então... já está nas concessionárias a nova Yamaha XTZ 250 Ténéré, exclusiva para o mercado brasileiro.
Como diz o nosso amigo Ruy, "uma bicicletinha".
Todo mundo esperava, pelo menos, uma versão Ténéré da 660, mas a "pobrezinha" veio 250...

Mesmo motorzinho da Lander, espremido para dar 21cv, e tanquinho de 16l.
No Brasil família Ténéré ficou conhecido pelas saudosas Ténéré 600 e a Super Ténéré 750, que até hoje são sinônimo de aventura.
Eu mesmo tive uma 2GV 1990 antes do Cagivão. Com ela qual fui ao Uruguay e passei gostosos 15 dias pescando e acampando, mas essa história é meio longa e fica para outro post...

Yamaha e Ténéré tem uma história originalmente bastante ligada ao Dakar.
A Yamaha foi a vencedora da primeira edição em 1979 com uma XT500 pilotada por Ciryl Neveu, e fez a festa na década de 90, quando só perdeu para a Cagiva (huhuuuu!!!).
As primeiras Ténéré foram produzidas em 1983.
Seguiram sendo produzidas até 1993. Dizem que lá fora ainda se produziu até 1996, mas em terras tupiniquins, depois de 93 só a 750 Super, que sobreviveu até 1996 (aquela roxinha... lembram?).

E recentemente a Yamaha resolveu então relançar a "brand" Ténéré, com a Super1200 e a 660.


Que mania que brasileiro tem de pensar pequeno né...

até o próximo!

PS. (21/11 13h49) - Alguém assistiu a reportagem do Auto Esporte na Rede Globo? Algum comentário?

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ducati, MV Augusta e KTM - Salão de Milão bombou!!!

La crem de la crem!

Entre os dias 02 e 07 Milão foi palco do que há de melhor no mundo das motos.
A Ducati mostrou a nova "Diavel".
1200cc e 162Hp produzidos pelo Testastretta Desmodrômico, com ABS Brembo nas 2 rodas, controle de tração DTC, painel de display TFT colorido, e o escambau.
Contam que o nome "Diavel" significa "Diabo", em um dialeto da Bolonha.
Na apresentação do primeiro protótipo a um grupo de engenheiros, um deles teria dito "Ignurànt comm' al diavel!" (Má como o diabo!). A galera gostou e o nome ficou.
Aliás a Ducati tem outras histórias como esta. O nome da Monster nasceu de situação semelhante.

A MV Augusta parece pronta para virar a página e começar de novo. Depois da recompra da empresa junto à Harley-Davidson, Claudio Castiglioni deposita todas as esperanças na nova F3, e disse "Al mondo esistono molte moto belle, ma MV Augusta è un'altra cosa...".
Equipada com o novo motor 675cc de três cilindros em linha, produz 140Hp e pesa apenas 174Kg. Este motor leve e compacto foi desenhado por Ezio Mascheroni, antigo designer da Cagiva, apesar do tamanho, pode ser ampliado para 800cc. A família F3 será composta por três modelos: o sportbike , a naked Brutale, e outra no estilo supermoto.
Na tarefa de fazer brilhar novamente a MV Augusta,  Claudio será assistido pelo seu filho Giovanni e seu velho amigo desde os dias da Ducati, Massimo Bordi, que retorna ao mundo do motociclismo. O Próprio Bordi afirmou que "colocar a F3 em produção no menor tempo possível é o nosso principal alvo. Ter a F3 em nosso estoque significa mais do que dobrar nossos números de produção das atuais 4000 unidades para 10.000. Esta é a primeira etapa, em seguida, haverá uma Brutale F3, e esperamos que a nossa produção chegue a 15 mil unidades por ano, um número facilmente gerenciável pela estrutura atual da MV Agusta, e que vai garantir uma rentabilidade sólida."

E a KTM mostrou em detalhes a nova 450cc para o Dakar...

Usando um monocilindrico de 449cc, a moto pesa apenas 150Kg!!!
Ainda continua difícil achar outras informações técnicas sobre esta moto. Até imagens não são fáceis de encontrar...
Estas ai acima são do Rally do Marrocos, e eu achei meio escondidas no site da KTM.


Notem que a moto de Despres já está até com os adesivos do Dakar2011!!!


Vamos acompanhar.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

KTM 450. Já chegou na frente...

A notícia é meio velha, mas estive em férias, então...

Despress estreou a nova KTM 450 no rally de Marrocos, e estreou com vitória!
Marc Coma deixou escapar o pódio, e a dobradinha da KTM, porque arcou com penalização de 36min, cedendo também para Helder Rodriguez (Yamaha) o segundo lugar.

Os tempos foram:
Despres - 18:17:25
Rodrigues - 18:22:55
Coma - 18:26:47

Parece que a briga no Dakar 2011 vai ser das boas!
David Frétigné (Yamaha) vai ter problemas em sua preparação para o Dakar, pois sofreu queda no Marrocos e quebrou a clavícula.

A próxima aparição da KTM450 deve ocorrer no Salão de Milão (que começa amanhã!!!).
Vamos ficar de olho!
Será que a Ducati vai dar show no Salão de novo?

Até o próximo!