sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Filtro de ar.

Olá pessoal!

O filtro de ar das nossas Elefantes é uma "caixa" plástica preta com duas aberturas para conexão com os carburadores, que é feita por uma peça de borracha que com o tempo acaba ressecando e rachando (mas que o Blumm do Desmo encontrou quem fabrique), 2 conexões com as câmaras de ar características dos carburadores do tipo CV (Constant Velocity), e mais outras duas conexões com os respiros, e tudo isso fica separado das entradas de ar pelo elemento filtrante de papel.

Feita a contextualização... Lembram do Ruy?
Pois é, ele mostrou no Desmo outo dia umas fotos de uma adaptação que ele fez com outro tipo de filtros.

Fui atrás...
Achei a empresa Bravinhos que, entre outras coisas, fabrica o tipo de filtro que o Ruy usou. Fui muito bem atendido pelo Thiago, e comprei 3 filtros cônicos monofluxo baixos de 2,5".

Colocar 2 deles direto nos carburadores foi fácil. Bastou comprar as abraçadeiras. O problema ficou por conta das outras 4 conexões. Mas lembrei que o Ruy havia comentado que tinha deixado estas conexões isoladas das entradas de ar, e protegidas por um outro filtro. Segui nesta ideia, e vai ai a receita do bolo:
1 filtro de ar;
1 tampão usado em canos de esgoto;
3 conexões usadas em fogões de cozinha;
1 conexão usada em mangueiras de água;
50cm de mangueira de 10mm;
1 garrafa de vinho (pra ir consumindo durante o processo de fabricação).

Fiz um furo maior no centro do tampão e mais 3 menores na lateral, para fixar os adaptadores para as mangueiras. O segredo é usar uma broca que permita "fazer a rosca" com os próprios adaptadores. E fixei o tampão ao filtro por uma abraçadeira.


 Desse jeito este "filtro extra" está pronto para ser fixado.
Comece fixando a mangueira mais grossa, e em seguida a mais estreita, deixando para o final as duas que se conectam às câmaras de diafragma do carburador.
No meu caso, para fixar tudo bastaram duas tie-wrap, que são aquelas abraçadeiras plásticas.









É isso ai. Fica a dica e até o próximo!