sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Linux GDM da Ducati Multistrada

Olá pessoal!

Sou usuário e simpatizante do Linux, mas não sou daqueles fanáticos que sequer pronunciam a palavra Windows, e quando precisam se referir ao sistema operacional da Microsoft usam "expressões alternativas" tais como: Janelas, AqueleOutroSistema, Ruindows, entre outras até mais indecorosas...
Gosto da filosofia e as ferramentas mais úteis para meu dia-a-dia de trabalho estão disponíveis para esta plataforma de sistema operacional.
E o Linux é cheio de coisas interessantes, entre elas o tal GDM (Gnome Display Manager). Não vou entrar em muitos detalhes técnicos, pois para o objetivo deste post basta saberem que o GDM é o responsável, entre outras coisas, pela tela inicial do sistema. Aquela na qual digitamos o usuário e a senha.
Pois bem, outro dia, cansado da mesma tela inicial, fui para a internet buscar algo novo. E encontrei. Mas como ainda estou embriagado pela nova Ducati Multistrada, resolvi juntar as duas coisas, e criei eu mesmo um tema de GDM para minha tela inicial com imagens da Multistrada.
Ficou assim:




Mostrei no Desmogroup e o pessoal gostou, então resolvi disponibilizar aqui também.
Quem quiser pode baixar neste link.
Como tudo no mundo Linux... pode usar, copiar, alterar, e distribuir que é tudo livre (licença GLP).
E se tiver dúvidas ou sugestões comente aqui no blog mesmo que a gente vai se ajudando.

Até o próximo!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Salão de Milão - Ducati è stata votata la miglior moto


Durante o salão de Milão, que aconteceu entre os dias 10 e 15 de Novembro, os visitantes puderam votar na melhor moto do salão, e a Ducati Multistrada 1200, com 48% dos votos levou o título.



Trata-se de um lançamento da marca que vai para as "prateleiras" européias no começo de 2010, e dizem os mais otimistas (ou sonhadores) que estará disponível no Brasil no segundo semestre de 2010.
Os italianos realmente dão um baile quando o assunto é design de motos. Sempre inovadores e criativos, andam muito à frente e sempre nos surpreendem.

A nova Multistrada traz um novo sistema com controle eletrônico que faz dela uma moto com 4 perfis diferentes, acionados por um simples apertar de botão. Acionar este botão transforma a moto! Mexe com o controle de tração, a suspensão eletrônica, a injeção eletrônica, e etc., para atender aos 4 perfís propostos: Urbana, Enduro, Esportiva e Touring. Urbana, com potência disponível de 100 cv e suspensão em modo conforto; Enduro, também com 100 cv e suspensão elevada; Sport, com 140 cv e suspensão de comportamento esportivo, e Touring, com 150 cv e suspensão adequada para maior conforto em viagens longas, com carga completa, piloto e garupa.

Equipada com motor 1198cc Desmodrômico Testastretta da Superbike campeã do mundo, um bicilindrico com quatro válvulas por cilindro e sistema de arrefecimento líquido, potência máxima de 150 cv (110,3 kW) a 9.200 rpm e torque de 118,7 Nm, a 7.500 rpm. O comando desmodrômico, criação do engenheiro Fabio Taglioni, é uma marca registrada e exclusiva da Ducati, é usado desde 1956, e tem como ponto forte a otimização do processo de combustão e proporcionar nível mais elevado de potência.
E tem ainda o DTC (Ducati Traction Control) e o DES (Ducati Electronic Suspension), chassi de treliça em aço tubular, com partes em liga leve, suspensão dianteira Marzocchi de 50 mm, com curso de 170 mm completamente ajustável, e suspensão traseira progressiva com braço monochoque, também ajustável, com amortecedor Sachs, e os mesmos 170 mm de curso.

Quem quiser babar mais ainda e entender melhor os conceitos, dê uma olhada no vídeo que a Ducati disponibiliza. É fantástico!



Até o próximo!